O ministro Sérgio Moro é o mais conhecido do governo e, além disso, mais bem avaliado do que o próprio presidente Jair Bolsonaro, segundo divulgado pela pesquisa Datafolha nesta quinta-feira 5.
Entre os que afirmam conhecê-lo, 54% avaliam a gestão do ministro da Justiça como ótima ou boa, enquanto 29% dizem o mesmo sobre Jair Bolsonaro, que vê sua popularidade cair pesquisa após pesquisa. A avaliação de Moro aponta também que 24% o considera regular e 20% opina que ele é ruim ou péssimo. Dois por cento não responderam.
O ministro ainda tem popularidade maior do que a de Bolsonaro até mesmo entre os homens e os evangélicos, que se mantêm fieis às políticas do governo.
Comparado com a última pesquisa Datafolha, divulgada em abril deste ano, a reprovação de Bolsonaro aumentou de 33% para 38%. A aprovação teve uma queda de 33% para 29%. Já as pessoas que consideram o governo regular diminuiu de 31% para 30%.
Mesmo com os resultados melhores em relação a Bolsonaro, Moro é preterido por 38% dos estudantes, 40% dos moradores da região Nordeste e 49% de quem recebe até dois salários mínimos. As pessoas desempregadas também demonstraram grande rejeição ao ministro – um percentual de 49%.
Os impactos dos vazamentos de mensagens trocadas entre Moro e os procuradores da Operação Lava Jato, enquanto ele ainda era juiz em Curitiba, impactaram pouco na popularidade do ministro. A última avaliação, feita em julho, mostra que 58% dos entrevistados reprovavam a conduta de Moro apresentada nas mensagens, mas 54% eram contra ele deixar o atual cargo no governo de Bolsonaro.
Com informações: Carta Capital