A prática de golpes via WhatsApp tem se tornando cada vez mais comum nos últimos anos. Desta vez, os criminosos têm utilizado o nome de restaurantes de Natal para coletar dados de clientes por meio do aplicativo de troca de mensagens. De acordo com os relatos, o grupo se apresenta aos consumidores como representante do estabelecimento e solicita o envio de dados pessoais, via WhatsApp, para confirmar a participação em supostas promoções, distribuição de vouchers e sorteios. Essa é uma armadilha utilizada para clonar o contato da vítima.
Amanda Regina foi uma dos clientes que acabou caindo no golpe. Ela disse que o episódio aconteceu no último dia 27 de fevereiro. “Uma pessoa muito educada me ligou se dizendo ser do restaurante Mangai e informando que eu tinha sido sorteada com um voucher de R$ 400 para jantar com a minha família lá. Para confirmar, eu precisava informar um código com seis dígitos que havia chegado no meu celular. Após fazer o procedimento, caiu a ficha de que se tratava de um golpe”, contou. A estratégia utilizada pelos criminosos consiste em clonar o WhatsApp da vítima por meio do código informado, o qual se trata de uma espécie de autorização emitida pelo aplicativo.
“Na mesma hora, abri um Boletim de Ocorrência na delegacia, informei ao restaurante Mangai e solicitei o bloqueio do meu WhatsApp. Mesmo assim, os infratores enviaram mensagens para minha lista de contatos solicitando a transferência de uma quantia em dinheiro. Felizmente, todos me ligaram para confirmar e eu expliquei o que tinha acontecido. Em contato com a equipe do WhatsApp, consegui suspender o meu perfil e recuperá-lo somente após sete dias, isto é, nessa quinta-feira (5)”, explicou Amanda.
Alguns restaurantes já se pronunciaram sobre o caso. O Camarões utilizou as redes sociais nessa quinta-feira (5) para divulgar um alerta. “Gostaríamos de comunicar que esses contatos NÃO são de nossa autoria, mas certamente uma tentativa de GOLPE. Lamentamos a situação e pedimos que, para segurança de todos, não informem dados pessoais nem sigam instruções como clicar em links ou enviar códigos”, disse o comunicado.
O Mangai, cujo proprietário é o mesmo do Nau Frutos do Mar, também emitiu uma nota de advertência na última quarta-feira (4): “Comunicamos aos nossos clientes que não solicitamos envio de informações, através do WhatsApp/SMS, para participação de promoção com descontos, sorteios e outras ações semelhantes. Caso esse tipo de mensagem chegue ao seu celular, a considere como falsa”, alertou o restaurante.
A reportagem ainda entrou em contato com a Polícia Civil do Rio Grande do Norte para mapear o quantitativo de denúncias, mas foi informada de que, até o momento da publicação desta matéria, não seria possível realizar essa apuração.
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