SELO BLOG FM (4)

Comissão quer explicação de Faria sobre suposto desvio de R$ 52 mi

RECURSO DEVERIA SER APLICADO EM AÇÕES DE COMBATE À COVID-19, MAS TERIA SIDO UTILIZADO EM AÇÕES PUBLICITÁRIAS DO GOVERNO FEDERAL. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (23), requerimento de convite para que o ministro das Comunicações, Fábio Faria, explique sobre o suposto desvio de R$ 52 milhões.

O recurso deveria ser aplicado em ações de combate à covid-19, mas teria sido destinado em peças publicitárias de promoção do governo federal.

O documento para ouvir o ministro das Comunicações é de autoria do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) e o ministro não tem obrigação de comparecer a sessão, que ainda não tem data definida. “O governo deve uma satisfação não só a nós, parlamentares, mas a toda a sociedade. A verba deveria ser aplicada em campanhas de conscientização, de uso de máscaras e álcool em gel e de incentivo à vacinação, por exemplo. Mas serviu para fazer palanque para Bolsonaro de forma totalmente irregular”, afirma o parlamentar.

Os recursos foram alocados pela MP (Medida Provisória) 942, de abril de 2020, que liberou créditos extraordinários para o combate à doença e faz parte do Orçamento de Guerra, usado para enfrentar a calamidade pública em decorrência da pandemia, e tinha o objetivo de informar a população e minimizar os impactos decorrentes da proliferação da doença.

No entanto, o governo teria usado o dinheiro para promover peças publicitárias de ações do Executivo, e não relativas à covid-19, como a importância do uso de máscara e do distanciamento social. Foram realizados quatro TED’S (Termos de Execução Descentralizada) dos ministérios da Saúde e da Cidadania para a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Os TED’s funcionam da seguinte forma: firmados entre dois ministérios, na qual um repassa recursos para o outro, para que este execute algum tipo de ação.

A informação consta em requerimento feito pelo parlamentar, ao qual o R7 Planalto obteve acesso. Vaz protocolou, no último dia 14, representação ao TCU (Tribunal de Contas da União) pedindo fiscalização sobre o suposto desvio.

A reportagem procurou o ministro das Comunicações. Em nota, a pasta informou que, “embora as campanhas sejam anteriores à posse do ministro Fábio Faria, ele atenderá ao convite para esclarecer os fatos aos parlamentares”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui