A direita emergiu como a grande vencedora das eleições para o Parlamento Europeu, finalizadas neste domingo (9 de junho de 2024). De acordo com as projeções atualizadas às 21h pela comissão eleitoral, o Partido Popular Europeu manteve a maior bancada no Legislativo da União Europeia, conquistando mais 13 cadeiras, totalizando 189 deputados.
Outros grupos nacionalistas também avançaram no parlamento. O Identidade e Democracia e os Reformistas e Conservadores Europeus ganharam assentos. Com a nova composição, os deputados de direita e centro-direita serão 402 do total de 720, dominando 56%. Antes, eram 396.
O Partido Popular Europeu, de centro-direita, é o mesmo de Ursula von der Leyen, atual presidente da Comissão Europeia. Este resultado favorece sua reeleição. O bom desempenho dos grupos de direita é uma derrota para os governos francês e alemão.
Como resposta, o presidente da França, Emmanuel Macron, dissolveu o parlamento e convocou novas eleições. O primeiro-ministro da Bélgica, Alexander De Croo, anunciou sua renúncia.
Poder 360