SELO BLOG FM (4)

Civil desarma atirador em ataque na Austrália e é exaltado como herói pelo premiê

FOTO: REPRODUÇÃO

O comerciante de frutas Ahmed al Ahmed, de 43 anos, foi um dos responsáveis por impedir que o número de vítimas fosse ainda maior durante o ataque a tiros ocorrido neste domingo, nas proximidades da praia de Bondi, em Sydney. Ferido por disparos, ele foi hospitalizado e apresenta boa recuperação, segundo familiares. As informações são do canal australiano Seven News.

O ataque resultou na morte de pelo menos 12 pessoas e deixou dezenas de feridos. A polícia australiana informou que dois suspeitos foram detidos e investiga a atuação de uma possível terceira pessoa. A mídia local relata que um dos envolvidos teria morrido após a ação.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, elogiou publicamente a atitude de civis que ajudaram durante o ataque. Segundo ele, pessoas “correram em direção ao perigo para proteger outras”, e a coragem demonstrada contribuiu para salvar vidas.

Em pronunciamento, Albanese classificou o episódio como um ato de terrorismo e afirmou que o ataque teve motivação antissemita, ao ocorrer no primeiro dia do Hanukkah, data religiosa judaica. Autoridades reforçaram a segurança na região e isolaram a área para o trabalho das equipes de emergência.

Testemunhas relataram momentos de pânico e cenas de violência. Unidades antibombas também foram acionadas para averiguar a presença de possíveis artefatos explosivos, e um objeto encontrado em um veículo próximo foi removido por especialistas.

O caso é considerado o mais grave ataque a tiros no país em décadas e reacende o debate sobre extremismo violento, mesmo em um país onde ocorrências desse tipo são raras desde o endurecimento das leis sobre armas de fogo após o massacre de Port Arthur, em 1996.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui