
A cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro tem previsão de iniciar às nove da manhã de quinta-feira (25), em pleno Natal. Os médicos de São Paulo que realizarão o procedimento devem chegar a Brasília nesta quarta-feira (24), no início da tarde.
Segundo a equipe, a cirurgia pode durar de três a quatro horas e será realizada sob anestesia geral. A última intervenção à qual Bolsonaro foi submetido teve como objetivo liberar aderências intestinais e reconstruir o abdome. Mais invasivo, o procedimento durou aproximadamente 12 horas e foi o mais longo desde o episódio da facada, em 2018.
Desta vez, os médicos irão corrigir uma hérnia inguinal bilateral. Em termos gerais, trata-se de uma espécie de abertura na parede abdominal, na região da virilha, que permite a saída de conteúdo intestinal. Procedimentos desse tipo são considerados comuns em centros hospitalares.
Bolsonaro deve permanecer internado por um período de cinco a sete dias. A estimativa da equipe médica leva em conta cuidados como analgesia, fisioterapia e profilaxia para evitar riscos de trombose.
Nesta quarta-feira (24), o ex-presidente deve ser internado no hospital DF Star para a realização de exames preparatórios.
Relembre outras cirurgias feitas por Bolsonaro
6 de setembro de 2018
A primeira cirurgia do ex-presidente ocorreu no dia da facada, em 6 de setembro de 2018, e durou cerca de duas horas. Bolsonaro recebeu atendimento em Juiz de Fora (MG) para reparar lesões nos intestinos delgado e grosso.
12 de setembro de 2018
Dias depois, em 12 de setembro do mesmo ano, o ex-presidente passou por uma cirurgia para desobstrução do intestino, realizada em São Paulo. O procedimento durou aproximadamente uma hora.
28 de janeiro de 2019
Em 28 de janeiro de 2019, em uma operação que durou quase sete horas, Bolsonaro retirou a bolsa de colostomia utilizada durante a recuperação da primeira intervenção médica.
8 de setembro de 2019
Quase um ano após a facada, o político do PL passou por mais um procedimento, desta vez para tratar uma hérnia que surgiu na cicatriz do atentado. A cirurgia durou cerca de cinco horas.
Setembro de 2023
Em setembro de 2023, o político do PL foi submetido a mais duas cirurgias. A primeira para corrigir outra hérnia e a segunda para tratar um desvio de septo.
Com informações de CNN

