SELO BLOG FM (4)

Cidade mineira quer registrar Espiritismo como patrimônio cultural imaterial

FOI INICIADO UM PROCESSO DE CATALOGAÇÃO PARA SE OBTER A ESTIMATIVA DO NÚMERO DE CENTROS VOLTADOS PARA A PERPETUAÇÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA NA CIDADE. FOTO: DIVULGAÇÃO

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU), por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, iniciou nesta semana, o Inventário de Proteção do Acervo Cultural (Ipac) das instituições religiosas do espiritismo kardecista, na modalidade “celebração e ritos”, que existem na cidade.

Segundo informações da FCU, em seguida, será realizado um dossiê (coleção de documentos) para que assim seja possível o registro do Espiritismo como patrimônio cultural imaterial do município.

“Os centros de Uberaba que tiverem interesse em participar do Ipac podem entrar em contato pelo telefone 3331-9216, das 9h às 17h, ou pelo e-mail [email protected]”, ressaltou nota da FCU.

Na última terça-feira (29/3), o Centro Espírita Aurélio Agostinho foi o primeiro espaço a receber a equipe do Departamento de Patrimônio Histórico de Uberaba, que realizou uma entrevista técnica sobre a história, atividades mediúnicas e assistenciais, além de outros questionamentos de outras informações da instituição.

O coordenador do projeto, o historiador Gustavo Vaz, explica que a FCU começou a fazer as fichas de inventário com todos os dados históricos dos centros, os quais serão remetidos ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui