SELO BLOG FM (4)

Centro de Zoonoses finaliza desratização na orla de Natal nesta sexta-feira

FOTO: DIVULGAÇÃO/SMS

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Natal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) realiza desratização nas praias de Ponta Negra, Praia do Meio, Areia Preta, Redinha e nas casas nos arredores da região. O trabalho começou na quarta-feira (08) e será concluído nesta sexta-feira (10), das 7h às 13h.

As equipes do CCZ estão aplicando o raticida e distribuindo armadilhas do tipo isca numa ação que se estende da Praia de Ponta Negra à Redinha,  abrangendo toda a orla de Natal. O procedimento conta com nova iscagem após 15 dias e o ciclo é feito de acordo com o índice de infestação de roedores, geralmente a cada quatro meses ou mais.

O objetivo dessa ação é controlar a população de ratos das praias, de forma a evitar a proliferação de doenças como a leptospirose e a hantavirose. Além disso também é realizado manejo correto do lixo na região e orientações de educação ambiental entre a população e quiosqueiros da região.

De acordo com a chefe do CCZ Natal, Vaneska Gadelha, a desratização está acontecendo nas orlas e como também estendendo a ação até 60 metros depois da orla (periorla), fazendo o bloqueio com mais efetividade com a intenção de controlar com essa população de roedores. “Trabalhamos com três tipos de iscagens. O pó, isca parafinada e sementes, que funcionam para espécies diferentes de ratos. O sucesso do nosso trabalho depende da ajuda e conscientização da população que mora, frequenta ou trabalha na orla. Para isso o CCZ faz paralelamente ações educativas da orla e áreas monitoradas”, destacou.

Acondicionar corretamente o lixo dentro de sacos plásticos, em latas com tampas apropriadamente fechadas e limpas periodicamente, de preferência sobre estrado, para que não fiquem diretamente em contato com o solo; Colocar o lixo na rua somente no horário da passagem do caminhão coletor; Nunca jogar lixo a céu aberto ou em terrenos baldios; Acondicionar corretamente os alimentos”, são algumas das informações passadas pela equipe da SMS.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui