SELO BLOG FM (4)

Ceará: Força Nacional começou a atuar neste sábado nas unidades prisionais do estado

Força Nacional de Segurança já está em Fortaleza (Foto: Alessandro Torres/TV Verdes Mares)

Força Nacional de Segurança já está em Fortaleza (Foto: Alessandro Torres/TV Verdes Mares)

Cerca de 100 agentes da Força Nacional de Segurança começaram a atuar ontem (28) nas unidades prisionais do Ceará para apoiar a estabilização do sistema penitenciário após a série de rebeliões que deixaram 18 mortos no último fim de semana.

O efetivo chegou na última quinta (26) à noite e deve dar suporte à Polícia Militar e aos agentes penitenciários durante a recuperação dos espaços físicos das unidades danificadas em decorrência das rebeliões. O prazo de permanência das tropas, estabelecido em portaria do Ministério da Justiça, é de 15 dias, que podem ser prorrogados.

Durante todo o dia, a cúpula da segurança do governo do estado esteve reunido com o comando das tropas para definir a atuação dos agentes. Inicialmente, eles ficarão apenas no entorno das unidades prisionais. Além da Força Nacional, também chegaram ao Ceará agentes penitenciários cedidos por alguns estados brasileiros.

Neste sábado, uma das primeiras atividades das tropas será apoiar as visitas nas unidades. De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), garantir a visitação aos internos faz parte do plano de estabilização.

Fuga

Na terça-feira (24), o governador Camilo Santana atribuiu a série de rebeliões do fim de semana passado à suspensão das visitas, determinada pelo comando de greve dos agentes penitenciários do estado.

Presos incendiaram colchões da CPPL, em Itaitinga (Foto: Arquivo Pessoal)

Presos incendiaram colchões da CPPL, em Itaitinga (Foto: Reprodução)

força

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui