Por volta das 19h dessa terça-feira (15), no km 103 da BR 101, em Parnamirim, foi abordada uma carreta Volvo/FH 540, conduzida por um homem de 38 anos, que estava transportando madeira nativa serrada.
Ao ser questionado sobre a documentação, o motorista apresentou uma guia florestal que quando consultada nos sites governamentais, retornou que a referida guia não existe. Ainda sobre a GF-guia florestal, foi feita uma consulta através da leitura de QRCode, sendo que a consulta foi remetida de maneira fraudulenta para um site não governamental, construído, a princípio, para tentar dar aparência de legalidade ao documento, que apresentava fortes indícios de adulteração.
Após o detalhamento da fiscalização, foi constatado que a madeira nativa serrada encontrava-se sem documento de origem florestal, o que configura crime previsto no Art. 46 da Lei 9605/98 de Crimes Ambientais, que prever pena de detenção de seis meses a um ano e multa.
O condutor, o caminhão e toda a carga foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal em Natal, para as providências cabíveis.
Com o motorista, ainda foi encontrada uma cartela de anfetaminas (arrebites), contendo 15 comprimidos. A droga é muito usada por motoristas profissionais para inibir o sono.