SELO BLOG FM (4)

Carga Pesada: avião Antonov An-12 faz escala no RN durante rota internacional

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, recebeu nesta quarta-feira (28) a escala de uma aeronave rara nos céus brasileiros: o Antonov An-12, cargueiro da era soviética operado pela companhia ucraniana Motor Sich Airlines.

O avião, de matrícula UR-11819, está em missão de transporte de carga entre a Bulgária e o Peru, com paradas programadas em países da África e América do Sul.

O An-12 tem capacidade para transportar até 20 toneladas de carga e tem 33 metros de comprimento por 38 de envergadura. Com a carga máxima, a aeronave fica com peso total de 61 toneladas.

A aeronave é equipada com quatro motores turboélice Ivchenko AI-20M, com 4.000 HP de potência cada, o que lhe permite operar em pistas não pavimentadas, característica valorizada em regiões de difícil acesso.

A operação atual do Antonov inclui escalas nas cidades de Oran (Argélia), Ilha do Sal (Cabo Verde), São Gonçalo do Amarante e Manaus (AM), antes da chegada a Lima, no Peru. No retorno, o cargueiro deve pousar em Belém (PA), concluindo o trajeto entre Europa, África e América do Sul.

Histórico militar

Além do uso comercial, o An-12 tem histórico militar. Durante a Guerra Soviético-Afegã, ganhou o apelido de “Tulipa Negra” por ser usado no transporte de corpos de soldados soviéticos mortos em combate. Com o fim da União Soviética, muitas unidades foram convertidas para o transporte civil ou operadas por empresas cargueiras em regiões remotas.

Com 59 anos de operação, o An-12 foi produzido entre 1957 e 1973, sendo considerado um dos cargueiros mais robustos e versáteis do período soviético. Ao todo, mais de 1.200 unidades foram fabricadas.

Novo Noticias

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui