
A Câmara dos Deputados negou acesso da imprensa às informações do voo do jatinho da Força Aérea Brasileira (FAB), que partiu da Paraíba com o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos), para as festas do fim do ano 2025, no Rio de Janeiro. O sigilo foi imposto à lista com 11 passageiros.
O segredo foi alegado como necessário por “razões de segurança institucional”, na resposta da Câmara à solicitação da coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, via Lei de Acesso à Informação (LAI).
O jatinho da FAB que atendeu à demanda festiva de Motta decolou pela manhã do dia 26 de dezembro de João Pessoa e aterrissou no aeroporto do Santos Dumont no início da tarde, no Rio de Janeiro. O destino dos passageiros foi uma casa alugada em condomínio de luxo em Angra dos Reis, no Frade. Imóvel que oferece até banho de cachoeira, acessada por uma trilha.
A disputada regalia dos jatinhos da Força Aérea Brasileira resultou em 1.778 decolagens com autoridades ao longo do ano 2025. De acordo com levantamento do Diário do Poder, somente Hugo Motta fez ao menos 141 viagens pela FAB, por conta do cidadão brasileiro pagador de impostos.
Diário do Poder

