A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira (28) que aumentou os juros para financiar a casa própria com recursos da poupança.
A taxa balcão – para não clientes da Caixa – passa de 9,9% para 11,22% ao ano, para compra de imóveis pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH). Já para o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), a taxa para não clientes subiu de 11,5% para 12,50% ao ano. As novas taxas entraram em vigor na quinta-feira (24).
É a primeira vez no ano que a Caixa sobe os juros para crédito imobiliário. O último reajuste aconteceu em outubro do ano passado. Segundo o banco, foram reajustadas as taxas de juros para financiamento de imóveis residenciais, comerciais e mistos. As taxas dos financiamentos com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e do FGTS não sofreram alteração.
A alta dos juros acontece duas semanas após a Caixa ter decidido aumentar de 50% para 70% o limite de financiamento de imóveis usados e a reabertura do financiamento do segundo imóvel. Na ocasião, o banco justificou a medida afirmando que pretendia focar no crédito habitacional de moradias novas.
Veja o comunicado:
“A Caixa Econômica Federal informa que a partir do dia 24 de março, as taxas de juros das operações para financiamento de imóveis residenciais, comerciais e mistos contratadas com recursos da poupança (SBPE) serão corrigidas, conforme tabela a seguir. As novas condições passam a valer para os créditos habitacionais concedidos a partir da data mencionada.
As taxas de juros dos financiamentos habitacionais com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida e do FGTS não sofrerão qualquer alteração.”
Fonte: G1 SP