O município de Caicó vai se tornar polo de reciclagem no Rio Grande do Norte. Esse foi o objetivo traçado durante inauguração de empresa do setor na cidade, nesta quarta-feira (23), com perspectiva de ampliar em 280% o reaproveitamento de resíduos sólidos na região do Seridó.
Localizada às margens da RN-118, a Recicla, com mais de 40 anos de atuação no mercado, inaugurou em Caicó a sua primeira operação fora da Grande Natal, objetivando mudar a realidade da reciclagem local. Hoje, apenas 8% dos resíduos sólidos produzidos no Seridó são reaproveitados, mas esse número deve aumentar para 30% no intervalo de dois anos.
De acordo com Etelvino Patrício, diretor da Recicla, a empresa chega com a missão de dar destino a resíduos produzidos por outras indústrias e de findar com uma prática ainda recorrente: a de Prefeituras e empresas aterrarem resíduos sem visualizar a grande oportunidade de geração de empregos.
“Vamos iniciar com maior foco em metálicos, mas também vamos receber plásticos e papelão, gerando 30 empregos diretos imediatos, que vão dobrar no próximo ano. O potencial aqui é de 2.000 empregos entre diretos e indiretos, com impacto de R$ 5 milhões por ano na arrecadação”, discursou ele.
Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado afirmou que a reciclagem tem se firmado como uma grande oportunidade de negócio no RN. O deputado estadual Hermano Morais, também presente, destacou que se trata de uma das atividades com maior crescimento na economia potiguar.
“Além de gerar receita e empregos, a reciclagem também é vantajosa no que diz respeito aos cuidados com o Meio Ambiente e com a saúde das pessoas. Queremos fomentar a sustentabilidade na região e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Seridó”, afirmou Patrício.
A inauguração contou ainda com a presença de vereadores e secretários municipais, dos padres Antonio Murilo e Gleiber Dantas, responsáveis pela benção das novas instalações, de representantes da indústria da reciclagem, bem como da sua representação sindical.