SELO BLOG FM (4)

Cacau Show é proibida de operar e chocolates são confiscados

FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma unidade da Cacau Show foi interditada por até 30 dias após uma operação do Procon Guarulhos flagrar a venda de produtos vencidos. A loja funcionava dentro do hipermercado Carrefour, na avenida Paulo Faccini, e teve diversos itens confiscados, incluindo mousse de chocolate com validade expirada e chocolate em pó vencido desde março de 2023.

denúncia partiu de uma consumidora que encontrou diversos produtos fora do prazo de validade nas prateleiras e no balcão de atendimento. Segundo a fiscalização, as funcionárias da unidade confirmaram que tinham conhecimento das irregularidades, mas seguiam ordens diretas da proprietária para continuar a venda, sem alertar os clientes.

Além dos chocolates vencidos, os fiscais também identificaram tortas fracionadas vendidas sem qualquer tipo de rotulagem ou informação de validade. A geladeira de estocagem continha diversas unidades prontas para venda irregular.s

Lei ampara

A venda de alimentos vencidos é considerada crime, conforme o artigo 7º, inciso IX, da Lei nº 8.137/90, com pena de dois a cinco anos de detenção. Também configura infração administrativa grave, conforme o Código de Defesa do Consumidor. A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) enviou ofícios à Vigilância Sanitária e à franqueadora da Cacau Show solicitando providências, inclusive a responsabilização do franqueado.

“A conduta da proprietária é ainda mais grave por ter imposto às funcionárias a comercialização de mercadorias impróprias ao consumo. Casos como esse são inadmissíveis e colocam em risco a saúde da população”, afirmou Vera Tulher, coordenadora do Procon Guarulhos.

A Cacau Show informou, por meio de nota oficial, que rescindiu o contrato com a franqueada em agosto de 2023, assim que tomou conhecimento do caso. A marca reforçou ainda seu compromisso com os padrões sanitários e afirmou colaborar com as autoridades na apuração dos fatos.

Procon

O Procon orienta os consumidores que tenham adquirido produtos da unidade interditada a procurarem atendimento médico em caso de sintomas de intoxicação alimentar. É importante guardar exames, atestados, notas fiscais e cupons para eventual solicitação de ressarcimento ou indenização judicial.

Com informações do Diario do Comercio

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

1 Comentário

  • Que SENSACIONALISMO!!!!
    Não é “a Cacau Show”, mas uma loja franquia da Cacau Show.
    E que já teve o contrato rescindido em 2023.
    Enfim, não tendo o que publicar, resolvem ressuscitar os mortos.
    Isso não é jornalismo sério, é uma Vergonha.

Comente aqui