SELO BLOG FM (4)

Brasileira entra para lista dos cientistas mais influentes do mundo

O RANKING FOI ELABORADO NO FIM DE 2021 PELA UNIVERSIDADE DE STANFORD, NOS ESTADOS UNIDOS, EM PARCERIA COM A EDITORA ELSEVIER BV. FOTO: DIVULGAÇÃO

A cientista brasileira Angelita Habr-Gama, professora emérita da Universidade de São Paulo (USP), entrou na lista dos 2% de cientistas mais influentes do mundo.

O ranking foi elaborado no fim de 2021 pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, em parceria com a editora Elsevier BV, e divulgado nas últimas semanas.

A pesquisadora de 89 anos é cirurgiã coloproctologista, formada pela Faculdade de Medicina da USP.

Angelita foi a primeira mulher a fazer residência em cirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), além de ser considerada pioneira em diversas áreas da medicina.

A médica tem mais de 50 prêmios científicos nacionais e internacionais. Além disso, é membro honorário de oito associações mundiais e de diversas sociedades de coloproctologia, de países como Brasil, Chile, Paraguai e Equador.

Angelita também foi presidente da Sociedade Brasileira e da Sociedade Latinoamericana de Coloproctologia, e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Em 2006, ganhou o prêmio Forbes de Mulheres Mais Influentes do Brasil.

Em 2020, a cientista foi contaminada pelo coronavírus e passou cerca de 50 dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui