Das novidades do papa Francisco, a última provoca mais uma polêmica entre cristãos.
Trata-se da boneca Luce, a mascote concebida para se relacionar com o público mais jovem e promover o Ano Santo de 2025, encomendada ao desenhista italiano Simone Legno.
O arcebispo Rino Fisichella, que apresentou a boneca em 28 de outubro, sublinhou que a Igreja quer chegar aos jovens, abraçando a cultura que toca-lhes.
As polêmicas começam pelo nome, que de imediato lembra Lúcifer. E muitos a assemelham a ativista Greta Thunberg e seu icônico casaco amarelo.
Outra que tem o aspecto blasé, um retrato que toma conta da juventude de hoje, imersa em l tédio ou indiferença em relação às pessoas e lugares.
Outro motivo é o desenhista, muito ativo com sua marca “Tokidoki”, que tem no seu portfólio uma linha de brinquedos sexuais em forma de demônios e unicórnios coloridos.
Na apresentação, monsenhor Rino Fisichella disse que Luce é uma peregrina representada com elementos típicos do peregrino: o casaco amarelo para se proteger das intempéries; as botas sujas de terra pela estrada percorrida; a cruz missionária no pescoço; o cajado do peregrino e, sobretudo, os olhos luminosos, símbolo da Esperança no coração.
BZNotícias