Além de demonstrar seu negacionismo ao não usar máscara de proteção durante visita do presidente de Portugal, no início deste mês, o presidente Jair Bolsonaro teria constrangido o chefe de Estado europeu com piadas de teor sexual.
Segundo o jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o chefe do Executivo brasileiro, durante almoço com Marcelo Rebelo de Sousa, teria feito “papel de tiozão do churrasco”, o que teria causado péssima impressão no presidente português e em sua comitiva.
Em março deste ano, Bolsonaro chegou a ser condenado a indenizar a jornalista Patrícia Campos Mello por ter feito, em 2020, piada de teor sexual contra ela. “Ela queria, ela queria um furo. Ela queria dar o furo a qualquer preço contra mim”, disse na ocasião.
Negacionismo
O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta no dia 2 de agosto, em Brasília, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa. O chefe de Estado português veio ao Brasil para participar da reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, ocorrida em São Paulo no dia 31 de julho.
Durante todo o cerimonial de recepção do presidente português, o chefe do Executivo brasileiro, bem como seus ministros e assessores, permaneceram sem máscara de proteção, contrastando com a postura da comitiva de Portugal: tanto mandatário europeu quanto sua equipe usavam o acessório.
Bolsonaro é alvo de multas aplicadas por governadores por promover aglomerações e desrespeitar o uso de máscara que, por lei, é obrigatório em espaços públicos. Quando esteve em visitas oficiais em outros países, no entanto, o presidente brasileiro usou a proteção.
O único momento em que Marcelo Rebelo de Sousa ficou sem máscara foi durante um almoço no Palácio do Planalto. Além dele e do presidente brasileiro, participaram do encontro o vice-presidente Hamilton Mourão e os ministros Carlos França (Relações Exteriores), Ciro Nogueira (Casa Civil), Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).
Portal Forum