O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chamou de “idiotas” as pessoas que cumprem o isolamento social –medida recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e por autoridades sanitárias do mundo todo, como forma de conter a disseminação do novo coronavírus.
Em diálogo com apoiadores reunidos na área externa do Palácio da Alvorada, nesta segunda-feira (17/5), o chefe do Executivo nacional aproveitou para elogiar produtores rurais por não terem parado durante a pandemia. Ruralistas convocaram um ato de apoio ao governo federal em Brasília no último sábado (15/5).
“O agro realmente não parou. Tem uns idiotas aí… O ‘fique em casa’. Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa. Se o campo tivesse ficado em casa, esse cara tinha morrido de fome, esse idiota tinha morrido de fome. E daí ficam reclamando de tudo. Agora, quem tem salário fixo ou tem uma gorda aposentadoria, aí pode ficar em casa a vida toda, sem problema nenhum”, afirmou o titular do Palácio do Planalto.
O presidente da República é crítico de medidas restritivas e também se nega a seguir protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, como o uso de máscaras e o distanciamento social. O mandatário costuma defender o uso de medicamentos sem eficácia comprovada no tratamento contra a Covid-19.
Metrópoles