O presidente Jair Bolsonaro nomeou a ex-governadora do Paraná, Maria Aparecida Borghetti, para o cargo de conselheira da hidrelétrica Itaipu Binacional. Ela é mulher do líder do governo na Câmara, o deputado Ricardo Barros (PP-PR).
A nomeação foi publicada na edição desta quinta-feira (6) do “Diário Oficial da União”. Também foi publicada a exoneração do antecessor de Borghetti, o agora ex-conselheiro Carlos Marun, ex-ministro do governo Michel Temer.
No dia 22 de abril, Borghetti teve uma reunião com Bolsonaro em Brasília e publicou uma foto do encontro nas redes sociais. Na ocasião, ela escreveu: “Estou em Brasília e pude entregar em mãos a réplica do nosso Palácio Garibaldi ao presidente da República Jair Bolsonaro. Agora, um dos símbolos da história de Curitiba estará no Palácio do Planalto, centro de decisões do país!”
O Conselho de Administração da binacional é formado por 14 integrantes – sete brasileiros e sete paraguaios –, que se reúnem seis vezes por ano, e têm como atribuições, entre outras, decidir sobre as diretrizes da hidrelétrica, o regimento interno e as propostas orçamentárias anuais.
Carlos Marun
Carlos Marun foi ministro-chefe da Secretaria de Governo do ex-presidente Michel Temer. Ele foi indicado ao cargo de conselheiro em Itaipu por Temer, mas afastado em março de 2019.
G1