O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) garantiu a aliados políticos que não tomou vacina contra a covid-19 e cogitou a possibilidade de processar o ministro Vinícius de Carvalho, da CGU (Controladoria-Geral da União). A informação é do canal de televisão CNN Brasil.
Carvalho afirmou mais cedo que há um registro de vacina contra a covid-19 no cartão do ex-mandatário. A Controladoria, no entanto, investiga ainda se a anotação é verdadeira ou não.
Segundo a emissora, Bolsonaro estaria disposto a fazer qualquer tipo exame que comprove que ele não tomou o imunizante. A afirmação foi feita a pessoas próximas —e num tom bastante alterado.
CGU apura veracidade dos dados. O ministro afirmou que existe o registro de que Bolsonaro teria recebido uma dose da vacina Janssen em 19 de setembro de 2021, embora não possa confirmar a veracidade da anotação.
No final do ano passado, a partir de uma denúncia de que havia uma possível adulteração no cartão de vacina, porque hackers teriam tentado adulterar o cartão, o então ministro da CGU abriu essa investigação, no dia 30 de dezembro. Tomamos posse tendo que analisar os recursos para acessar o cartão de vacina do presidente.”
Uol