SELO BLOG FM (4)

Bolsonaro deve fazer pronunciamento na televisão sobre queimadas

BOLSONARO CONVOCOU PARA AS 15 HORAS DESTA SEXTA-FEIRA UMA REUNIÃO DE EMERGÊNCIA PARA DISCUTIR AS QUEIMADAS. FOTO: ISAC NOBREGA

O presidente Jair Bolsonaro deve fazer na noite desta sexta-feira (23) pronunciamento sobre o aumento das queimadas na Amazônia na rede nacional de rádio e televisão. A Secretaria de Comunicação da Presidência da República estuda a viabilidade.

Bolsonaro convocou para as 15 horas desta sexta-feira uma reunião de emergência para discutir as queimadas na Amazônia. Participam representantes dos ministérios da Defesa, Meio Ambiente, Relações Exteriores, Casa Civil e Secretaria Geral. O governo federal também oficializou um despacho (íntegra) em que determina que todos os 22 ministros tomem em suas áreas medidas para combater as queimadas.

Dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que houve um aumento de 83% no número de incêndios florestais no Brasil entre 1º de janeiro e 19 de agosto de 2019 e o mesmo período do ano passado, que saltou de 39.759 para 72.843 queimadas no país.

O Amazonas está em terceiro lugar no ranking das queimadas neste ano, com 7.003 focos de incêndio neste ano, 5.305 apenas neste mês, até o dia 19. Entre 2018 e 2019, o Estado registrou um aumento de 146% no número de incêndios florestais.

Na quarta-feira (21), Bolsonaro insinuou, sem apresentar prova, que o aumento pode ter sido causado por ONGs (Organizações Não Governamentais).

Congresso em Foco

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui