O presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que o governo está preparando uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para reduzir os impostos federais sobre o preço dos combustíveis.
Segundo o chefe do Executivo federal, o texto tem o objetivo de zerar os impostos sobre os combustíveis, que registraram altos preços durante a pandemia de coronavírus. Ele não entrou em detalhes sobre quando PEC deve ser enviada ao Congresso Nacional.
“Já que a imprensa divulgou, e divulgou corretamente, nós estamos com uma proposta de emenda à Constituição que está sendo negociada com a Câmara e com o Senado para nós aqui diminuirmos, ou melhor, podermos ter a possibilidade de praticamente zerarmos aí os impostos dos combustíveis. PIS-Cofins. Então, é uma possibilidade de se conseguir isso aí para dar um alívio”, afirmou Bolsonaro.
De acordo com auxiliares, a PEC daria poder ao Executivo federal para reduzir o PIS-Cofins de forma temporária em casos de crise, sem necessidade de compensação.
Atualmente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que, para que seja possível reduzir um imposto, a União precisa apresentar uma fonte de compensação, como o aumento de tributos ou o corte de despesas.
Metrópoles