
A Bolsa de Valores (B3) abriu processo para analisar uma eventual aplicação de sanções à Americanas por falhas no sistema de gerenciamento de riscos e controle da varejista. A investigação deve focar nos membros do conselho de administração e do comitê de auditoria, além dos ex-diretores da empresa.
A informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico. As eventuais punições à varejista podem incluir a aplicação de advertência, multa, censura pública, suspensão, ou mesmo, a saída compulsória da companhia do Novo Mercado, onde estão listadas as empresas de capital aberto com nível mais alto de governança corporativa.
O processo deve verificar, por exemplo, o funcionamento da estrutura interna de auditoria, responsável pela identificação de riscos financeiros e operacionais.
As regras do Novo Mercado estabelecem que as companhias precisam divulgar, anualmente, um relatório resumido do comitê de auditoria com detlhes das reuniões realizadas e os principais assuntos discutidos nesses encontros. Esses relatos têm de destacar as recomendações feitas pelo comitê ao conselho de administração.
Metrópoles

