SELO BLOG FM (4)

Bolsa de Valores abre processo contra Americanas

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Bolsa de Valores (B3) abriu processo para analisar uma eventual aplicação de sanções à Americanas por falhas no sistema de gerenciamento de riscos e controle da varejista. A investigação deve focar nos membros do conselho de administração e do comitê de auditoria, além dos ex-diretores da empresa.

A informação foi divulgada pelo jornal Valor Econômico. As eventuais punições à varejista podem incluir a aplicação de advertência, multa, censura pública, suspensão, ou mesmo, a saída compulsória da companhia do Novo Mercado, onde estão listadas as empresas de capital aberto com nível mais alto de governança corporativa.

O processo deve verificar, por exemplo, o funcionamento da estrutura interna de auditoria, responsável pela identificação de riscos financeiros e operacionais.

As regras do Novo Mercado estabelecem que as companhias precisam divulgar, anualmente, um relatório resumido do comitê de auditoria com detlhes das reuniões realizadas e os principais assuntos discutidos nesses encontros. Esses relatos têm de destacar as recomendações feitas pelo comitê ao conselho de administração.

Metrópoles

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui