
O ministro aposentado Luís Roberto Barroso afirmou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante jantar na última sexta-feira 17, que considera os três nomes cotados para sua vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) preparados para ocupar o cargo.
Segundo informações, Lula pediu a avaliação de Barroso sobre o ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU). Foi a primeira vez que o presidente citou explicitamente os nomes dos cotados em conversas sobre o tema com ministros do STF.
Durante o encontro, que ocorreu no último dia de Barroso na Suprema Corte, os dois conversaram sobre a sucessão no tribunal, a vida pessoal de cada um e o cenário político do país.
A escolha do novo ministro do STF é uma atribuição exclusiva do presidente da República. Apesar de Messias ser o favorito de Lula para a vaga, o presidente tem ouvido ministros da Corte, que serão colegas do indicado, para avaliar os nomes.
Nos últimos dias, integrantes do STF disseram ao presidente que o tribunal deve continuar sendo alvo de ataques e que o indicado precisa ser “firme” na defesa da democracia e das instituições.
Entre os magistrados, há preferência por Rodrigo Pacheco, advogado de formação e ex-presidente do Congresso Nacional, que manteve proximidade com ministros da Corte durante sua gestão.
Antes de definir o nome, Lula deve se reunir com o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado e do Congresso Nacional, que defende a indicação de Pacheco. Não há data prevista para o encontro.
Agora RN

