SELO BLOG FM (4)

Avião da 2ª Guerra que viria para Natal e caiu há 78 anos é achado em praia do Maranhão

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um avião bombardeiro B-25D, da Segunda Guerra Mundial, foi encontrado em uma região de praia em Humberto de Campos, no litoral maranhense. De acordo com os registros históricos, a aeronave caiu há 78 anos e causou a morte de seis militares norte-americanos.

Os destroços já eram conhecidos pelos moradores da região, mas nunca tinham sido registrados oficialmente. Há seis meses, uma equipe técnica foi à região fazer uma pesquisa e desconfiou que ali havia um achado histórico.

Na época, uma equipe da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária estava em Humberto de Campos para ouvir moradores sobre os aspectos socioeconômicos e fatos históricos do município.

Peças pesam quase 5 toneladas

Como parte dos trabalhos em uma região isolada na Baía do Tubarão, o funcionário Wellington Matos aprofundou as pesquisas e encontrou algumas partes da aeronave, revestidas de corais, como o trem de pouso e parte do bombardeiro, que pesam quase 5 toneladas.

“Pesquiso há seis meses esse achado. Consegui o relatório do acidente e entrevistei os moradores. Utilizamos GPS, detectores de metal, sensor de batimetria, dentre outros equipamentos e assim conseguimos encontrar a aeronave. Ficamos muito felizes”, disse Matos ao UOL.

A aeronave, segundo ele, fazia uma rota Belém-Natal na Segunda Guerra Mundial e ainda seguiria para o norte da África, onde participaria de confrontos da guerra. O fato foi confirmado a Matos pelo Departamento de Forças Armadas dos Estados Unidos.

Proposta de museu

Na última sexta (2), o trem de pouso foi retirado da água e levado para a área urbana de Humberto de Campos. A queda do avião foi em alto mar, mas a suspeita é de que barcos pesqueiros tenham acidentalmente levado parte dos destroços para o litoral.

Nos próximos dias, equipes da prefeitura e do governo farão novas operações na tentativa de resgatar outras partes da aeronave, que estão submersas. Após os trabalhos, a ideia é criar um museu para atrair turistas e exaltar uma parte da história do município.

“Nossa equipe e a equipe da prefeitura municipal se empenharam na realização das buscas e obtivemos êxito. Com isso, iremos realizar a proposta de construção de um museu para o município e, partir disso, fomentar o turismo local”, afirmou o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves.

Tipo de avião encontrado era comum na guerra

O B-25 “Mitchell” era um bombardeiro médio usado pela Força Aérea do Exército dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Muitos deles eram equipados com canhões e metralhadoras, e fornecidos a países aliados, como China, Indonésia e Brasil.

Segundo a Força Aérea Brasileira, a sua versão ‘B-25J’ tinha capacidade para 6 tripulantes e eram utilizados em missões de bombardeio e ataque ao solo.

A FAB também utilizou os “Mitchell”, de 1942 a 1974, como parte de um lote de 64 aviões adquiridos dos Estados Unidos, entre julho de 1946 e outubro de 1947, para utilização na Segunda Guerra Mundial.

Com informações de UOL

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui