Quase nove mil pares de tênis foram apreendidos em um barreira de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde de domingo (2). O caminhão com a carga sem nota fiscal avaliada em R$ 350 mil, com 8.880 pares, foi abordado no município de São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal.
Segundo os policiais, a mercadoria foi produzida por uma indústria de Minas Gerais e estava a caminho do RN em uma carreta que pertence a uma transportadora de Mossoró, no Oeste potiguar. Os tênis saíram da mineira Nova Serrano e seriam distribuídos em diversas cidades do Ceará e do Rio Grande do Norte.
O motorista, um homem de 48 anos, natural e residente em Mossoró, apresentou apenas o manifesto da carga, ou seja, a relação das cidades e a quantidade a ser entregue a cada cliente. Ele não apresentou nenhum documento de comprovação fiscal. Agentes da Secretaria de Tributação do RN (SET) foram acionados e constataram o crime fiscal.
A mercadoria e o veículo foram encaminhados ao depósito da SET e o responsável pela carga terá de pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além de uma multa de R$ 94,5 mil.