SELO BLOG FM (4)

Ataques em Kiev serão reduzidos ‘drasticamente’, diz ministro russo

REPRESENTANTES UCRANIANOS INDICARAM QUE HOUVE AVANÇOS TAMBÉM PARA POSSÍVEL ENCONTRO ENTRE OS PRESIDENTES VLADIMIR PUTIN E VOLODYMYR ZELENSKY. FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

Após quatro horas de mais uma rodada de negociações, desta vez de maneira presencial, um representante do Ministério da Defesa russo confirmou nesta terça-feira que as tropas do país vão reduzir “drasticamente” os ataques em Kiev e nos arredores da capital ucraniana, além da cidade de Chernihiv, no norte da Ucrânia.

Representantes ucranianos, reunidos em Istambul, na Turquia, ainda indicaram que houve avanços também para um encontro entre os presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky.

“A fim de aumentar a confiança mútua e criar as condições necessárias para novas negociações e alcançar o objetivo final de concordar e assinar (um) acordo, foi tomada a decisão de reduzir radicalmente, por uma grande margem, a atividade militar nas direções de Kiev e Chernihiv”, disse o vice-ministro da Defesa russa, Alexander Fomin, a repórteres.

As propostas sob a mesa ainda incluiriam um período de consulta de 15 anos sobre o status da Crimeia, anexada à Rússia, que só poderiam entrar em vigor no caso de um cessar-fogo completo, disseram os negociadores ucranianos a repórteres em Istambul.

Os negociadores ucranianos também propuseram que Kiev adote um status neutro em troca de garantias de segurança, o que significa que o país não se juntaria a alianças militares ou hospedaria bases militares.

iG

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui