O ator Jason Momoa, intérprete do super-herói Aquaman nos cinemas, participou de um protesto no Havaí, Estados Unidos, contra a construção de um telescópio na montanha sagrada de Mauna Kea. Durante a manifestação ele foi “preso” por outros manifestantes e publicou uma foto que viralizou.
Momoa é natural do Havaí e vem se mobilizando contra a construção do telescópio Thirty Meter Telescope (TMT) já há alguns meses. A obra, orçada em R$ 5 bilhões está prevista para acontecer no cume do vulcão Mauna Kea, considerado sagrado. O TMT teria 30 metros de altura e é bancado pela Universidade da Califórnia.
O astro de Hollywood já chegou a dizer, inclusive, que só irá gravar a sequência de Aquaman caso a construção seja interrompida e o local seja preservado. Ele cita ainda ainda que há um outro telescópio no local, o Subaru, construído em 1991.
“Desculpe Warner Bross, não podemos filmar ‘Aquaman 2’. Porque Jason foi atropelado por um trator tentando parar a profanação de sua terra natal. Isso [a construção] não vai acontecer. Não vamos deixar vocês fazerem isso mais. Basta. Vão para outro lugar”, escreveu em seu Instagram.
Revista Fórum