SELO BLOG FM (4)

Após longa espera, brasileiros são autorizados a deixar Faixa de Gaza

FOTO: DIVULGAÇÃO/AFP

O grupo de 34 brasileiros que está na região da Faixa de Gaza foi autorizado a deixar o território por meio da fronteira com o Egito nesta quinta-feira (9). A informação foi confirmada à reportagem de O Tempo em Brasília por uma fonte da Força Aérea Brasileira (FAB).

A previsão é de que o Brasil seja incluído na lista de países autorizados a repatriar seus cidadãos, com a divulgação prevista para sexta-feira (10). O governo brasileiro já recebeu a notificação de autorização. Além disso, integrantes da embaixada do Brasil no Egito estão se deslocando de Cairo para Rafah -por onde ocorre a saída.

Na última semana, o ministro do Itamaraty, Mauro Vieira, havia dito que o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, teria dado a garantia de que os cidadãos com cidadania brasileira deixariam a região até a quarta-feira (8). Portanto, a resolução ocorre um dia depois.

Desde o início do conflito entre Israel e o grupo extremista Hamas, que já dura mais de um mês, eles esperam por uma liberação da fronteira para serem resgatados pelo Itamaraty. O governo brasileiro mantém veículos de prontidão para levá-los a um aeroporto no território egípcio, onde um avião da Presidência da República está pronto para trazê-los para o Brasil.

Entenda a saída de estrangeiros do local

 A saída dos estrangeiros ocorre pela passagem de Rafah, que liga as cidades homônimas em Gaza e no Egito. Mauro Vieira já havia mantendo contato com autoridades egípcias, catari, norte-americanas e israelenses no intuito de acelerar o aval.

Apesar da fronteira com Gaza ser egípcia, a lista tem sido submetida a Israel, que, atacado pelo Hamas, deflagrou uma guerra, atacando Gaza, território palestino controlado pelo grupo.

Já o Catar é fundamental na mediação da liberação dos estrangeiros porque é um país do golfo Pérsico que abriga parte da liderança do Hamas, mas mantém diálogos com Israel, Palestina e Estados Unidos.

O Tempo

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui