SELO BLOG FM (4)

Apagão atinge RN e outros nove estados; 425 mil potiguares ficaram sem energia

FOTO: REPRODUÇÃO

Uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou a interrupção no fornecimento de energia em diferentes estados do país na madrugada desta terça-feira 14, segundo informações das companhias de energia. O apagão atingiu o Rio Grande do Norte e estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e o Distrito Federal.

No Rio Grande do Norte, a Neoenergia Cosern confirmou que houve impacto no fornecimento e informou, em nota, que “na madrugada desta terça-feira 14, uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros. No Rio Grande do Norte, o desligamento foi registrado às 0h31, afetando 26 subestações e interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 425 mil clientes (26% do total). O serviço começou a ser restabelecido em menos de 04 minutos e foi 99% concluído às 1h da madrugada. Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS)”, informou a assessoria de imprensa da companhia.

No Rio de Janeiro, a empresa Light relatou que a falha afetou cerca de 450 mil clientes. De acordo com a distribuidora, o problema foi causado por uma falha no SIN, o que levou ao acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga.

Na Região Metropolitana do Rio, atendida pela Enel, 277 mil clientes foram impactados. O fornecimento ficou interrompido por quase uma hora, entre 0h32 e 1h22. No total, cerca de meio milhão de pessoas ficaram sem energia no estado.

No Amazonas, a empresa Amazonas Energia informou que a interrupção atingiu as cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara. O serviço ficou suspenso por aproximadamente uma hora e foi restabelecido às 00h25.

Em São Paulo, também atendido pela Enel, 937 mil clientes foram afetados. A interrupção durou cerca de oito minutos e o fornecimento já foi normalizado, segundo a empresa.

No Distrito Federal, a Neoenergia Brasília confirmou que a falha no SIN afetou oito subestações, interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 300 mil clientes entre 0h31 e 1h06.

Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser divulgadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui