Em razão da grande demanda que o novo coronavírus deverá provocar nos serviços de saúde do país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está recomendando que, dependendo da situação, possam ser usadas máscaras N95 ou equivalentes com prazo de validade já vencido. A recomendação vale para profissionais de saúde.
Em nota técnica atualizada neste sábado com orientações para os profissionais de saúde, a agência faz uma ressalva: eles deverão tomar uma série de medidas de precaução e descartar o que não for mais adequado para uso. No mesmo documento, a Anvisa diz que as máscaras desse tipo podem ser reutilizadas excepcionalmente pelo mesmo profissional de saúde caso estejam em falta.
“Excepcionalmente, em situações de carência de insumos e para atender a demanda da epidemia da Covid-19, a máscara N95 ou equivalente poderá ser reutilizada pelo mesmo profissional, desde que cumpridos passos obrigatórios para a retirada da máscara sem a contaminação do seu interior”, diz trecho do documento.
“Com objetivo de minimizar a contaminação da máscara N95 ou equivalente, se houver disponibilidade, pode ser usado um protetor facial (face shield). Se a máscara estiver íntegra, limpa e seca, pode ser usada várias vezes durante o mesmo plantão pelo mesmo profissional (até 12 horas ou conforme definido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH do serviço de saúde)”, segue o comunicado.
O Globo