A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou, nesta quinta-feira (23/11), uma determinação para a apreensão de suplementos alimentares falsos que estão circulando no Brasil.
Os suplementos simulam produtos da marca Vitafor e devem ser evitados pelo consumidor e recolhidos pelas autoridades sanitárias. Na lista, estão Coenzima Q10, Krill VIT, Ômega 3 – EPA DHA e Omegafor Vision.
Os produtos foram considerados falsificados pela agência por conterem compostos diferentes dos que estão anunciados na embalagem e, em alguns casos, até substâncias danosas à saúde.
A empresa Vida Forte Nutrientes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda, responsável pela marca Vitafor, comunicou à Anvisa a falsificação de seus produtos e disponibilizou imagens com as diferenças entre os produtos originais e os falsificados.
Como identificar as falsificações?
Para diferenciá-los, a Anvisa recomenda que o consumidor esteja atento às diferenças tanto nas cápsulas como nas embalagens dos produtos. As diferenças podem ser sutis para quem vê a embalagem.
No caso do Ômega 3 EPA DHA, por exemplo, a diferença está na tampa da embalagem. A original é azul-escura, enquanto as falsificadas são brancas.
O Krill Vit, que promete reduzir o colesterol, por sua vez, a diferença é apenas na tonalidade da embalagem, de azul mais claro e tom brilhoso. A tampa do produto também é diferente, abrindo por encaixe.
No interior do produto, porém, as diferenças são gritantes: o original tem cápsula preta gelatinosa e a falsificada contém comprimidos em tom terroso e rígido.
No caso da Coenzima Q10, que aumenta o vigor físico, a original tem cápsulas gelatinosas de cor laranja, enquanto as versões falsificadas têm cápsulas rígidas de cor branca ou gelatinosas amareladas.
Metrópoles