Mais uma vez a politicagem ganhou espaço para a meritocracia dentro do serviço público estadual. Para acomodar politicamente o deputado federal Antônio Jácome e o seu filho, deputado estadual Jacó Jácome, o governador Robinson Farias (PSD) exonerou do comando do Departamento Estadual de Imprensa (DEI), o jornalista Paulo Araújo, que desde o início da atual gestão estadual vinha desenvolvendo um reconhecido trabalho de fortalecimento do DEI.
Em solenidade realizada na manhã de hoje no edifício Portugal Center, os Jácome – pai e filho – aderiram ao grupo político chefiado pelo governador do Estado. A ocupação da estrutura do DEI foi uma das solicitações que os novos aliados fizeram para migrarem para o bloco governista.
Já como ex-dirigente do DEI, o jornalista Paulo Araújo viajou na manhã de hoje para Minas Gerais, onde irá recarregar as baterias até a próxima terça-feira, quando retornará a Natal.
Em sua despedida da função, publicada nos grupos de imprensa nas redes sociais, Araújo destacou que recebeu o DEI com um caixa de R$ 506.000,00 (Quinhentos e seis mil reais) em janeiro de 2015 e que está entregando o órgão à futura direção com R$ 3.800.000,00 (Três milhões e oitocentos mil reais) de saldo, em 28 de fevereiro do ano em curso. Segundo Paulo, a oxigenação financeira aconteceu “mesmo sem ter promovido nenhum reajuste de taxas para os usuários que utilizam o serviço do Diário Oficial do Estado – sua única fonte de receita”.
“Promovemos ainda o resgate do jornal “A República” (com mais de 250 edições e mais de 10 milhões de acessos na internet em pouco mais de um ano) e reinventamos o Suplemento Cultural “Nós, do RN” (indo para a quarta edição), uma publicação que ganhou o reconhecimento por escrito da Câmara de Vereadores de Natal, do Instituto Histórico e Geográfico do RN, de diversas imprensas oficiais do Brasil, escolas e leitores em geral”, acrescentou.
Para o lugar de Paulo Araújo, Robinson Farias nomeou a jornalista Suzy Noronha, assessora de imprensa de Antônio Jácome, cuja oficialização no cargo foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado.