A partir desta segunda-feira, 18, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai bloquear as linhas dos celulares pré-pagos cujos cadastros não foram atualizados. A medida visa evitar fraudes decorrentes a uso indevidos de CPFs.
O objetivo da Anatel é manter uma rede cadastral atualizada para evitar fraudes com aparelhos associados indevidamente a CPFs. Esta fase final compreende a última parte da etapa de comunicação realizada pelas operadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo e está sendo acompanhada pelo órgão.
Iniciado em abril, o Projeto Cadastro Pré-Pago foi dividido em 3 etapas. A primeira, que termina agora, visava notificar consumidores com cadastro desatualizado. Entre abril e agosto, o recadastramento foi realizado na região de DDD 62 do Estado de Goiás; de agosto a outubro, no Distrito Federal Acre, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rondônia, Santa Catarina, Tocantins, além das regiões de DDD 61 e 64, de Goiás.
Em outubro, começou a atualização dos dados dos clientes dos outros 17 Estados. Segundo a Anatel, menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos desse grupo tem problema de cadastro.
A partir de hoje, o bloqueio atinge os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.
Meu número foi bloqueado. E agora?
Donos de linhas pré-pagas que tiveram o número bloqueado devem procurar os canais de atendimento de sua operadora para atualizar os dados cadastrais. No contato, será necessário informar endereço com CEP, CPF (se pessoa física) ou CNPJ (se pessoa jurídica).
Com informações: techtudo