A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) deve divulgar na 3ª feira (25.jun.2024) uma resolução com novas regras para passageiros considerados indisciplinados. Às 15h, será realizada uma entrevista a jornalistas sobre o tema. A agência finalizou uma proposta de resolução que quer tornar mais rígido o tratamento dado aos passageiros que causam confusão em aviões e em aeroportos ou que colocam em risco a operação aérea.
A diretoria da Anac também deve aprovar na 3ª feira (25.jun) a abertura de uma audiência pública que permitirá o debate da proposta junto à sociedade. Ainda não estão definidas as punições que serão adotadas.
No domingo (23.jun), por exemplo, uma mulher foi presa no aeroporto de Confins (MG) acusada por injúria racial e lesão corporal depois de agredir um funcionário da companhia aérea Azul. A mulher deu tapas no rosto e no corpo do funcionário, além de xingá-lo.
Segundo a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), de 2019 a maio de 2024, foram registrados 3.011 casos de passageiros indisciplinados. Só em 2023, foram 735.
A associação disse que mantém diálogo com a Anac ao informar dados e fatos sobre as ocorrências envolvendo passageiros indisciplinados e que “defende a regulamentação de medidas que possam coibir esse tipo de comportamento”.
“Entre algumas das alternativas em estudo, e que já são utilizadas nos Estados Unidos e em países da Europa, está a criação de uma ‘no fly list’ (lista de proibição de voar) para passageiros que cometam atos graves a bordo, atentando contra a segurança dos tripulantes e demais passageiros”, disse a Abear.
Poder 360