SELO BLOG FM (4)

Ambientalista explica fenômeno que deixou peixes mortos e água escura no Litoral Norte do RN

FOTO: JULIANA LOBO

“A coloração dessas águas podem ocorrer principalmente quando chove bastante na bacia de um rio. No caso, o que aconteceu nesse rio. Isso provocou um arrasto de matéria orgânica, para dentro do leito do rio, alterando o PH deixando a água mais ácida”, é o que explica o ambientalista Paulo Gerson sobre a alteração na cor das águas e os vários peixes que apareceram mortos em Barra do Rio, localizado em Extremoz, no Litoral Norte do Estado, na segunda-feira (4). Segundo quem trabalha no local, sempre que chove essa situação se repete, pois a água que desce pelo rio traz sujeira e dejetos de plantações e viveiros de camarão.

“A alteração na temperatura deixou a água mais escura, o que absorveu mais luz solar, esquentando e alterando a salinidade. Isso fez com que os peixes não suportassem a variação da qualidade do ambiente em que eles se encontram. Causando tanto a mortandade tanto dos peixes quanto dos caranguejos dessa região”, completou Paulo Gerson.

O que fazer nessa situação

“O que fazer nessa situação é esperar que a dinâmica costeira com as marés que vão acontecendo todos os dias, maré baixa, maré-alta, achem uma renovação da água, entre mais oxigênio, e dilua essa concentração de água que há nesse momento no rio. E aí vai melhorando as águas gradativamente entre duas e três semanas”, afirmou o ambientalista Paulo Gerson.

Entenda o caso

No último fim de semana, moradores e turistas foram surpreendidos com a água na travessia da balsa em Barra do Rio completamente escura, além de centenas de peixes que apareceram mortos, tanto nas margens do rio quanto na praia, que fica localizada no município de Extremoz, litoral do Rio Grande do Norte. Na manhã de segunda-feira (4) ainda era possível encontrar as carcaças dos animais, em toda extensão da praia e no rio, alguns ainda agonizando.

Ponta Negra News

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui