SELO BLOG FM (4)

Alunos da rede municipal são atendidos no programa “Um olhar sobre o Tracoma”

PROGRAMA UM OLHAR SOBRE O TRACOMA

A Secretaria Municipal de Educação em parceira com Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (SESAP), realizam durante toda esta semana o Programa Saúde na Escola. Dentro desta parceria os alunos das escolas da rede municipal de Natal estão sendo submetidos ao exame de Tracoma.

O procedimento é realizado por técnicos treinados pelo Ministério da Saúde. Nesta quinta-feira (13), o atendimento aconteceu na Escola Municipal Professor Veríssimo de Melo hi, beneficiando 500 alunos. A unidade de ensino está localizada no bairro de Felipe Camarão.

Tracoma é uma doença oftálmica contagiosa, causada por uma bactéria que atinge a córnea e, é considerada diferente das outras conjuntivites por ser uma doença crônica. Provoca fotofobia, dor e lacrimejamento, e se não for tratada pode prejudicar à visão. O procedimento dos técnicos estabelece um banco de dados, com os alunos identificados com os sintomas da doença, além do agendamento para uma visita na casa da família da criança. O tratamento é realizado com toda família, uma vez que, é uma doença contagiosa.

doença se não for tratada corretamente pode em alguns casos provocar cegueira. “Por se tratar de uma doença que tem cura, não falamos do risco da cegueira para não amedrontar. Mesmo porque, em muitos casos no primeiro tratamento a criança é curada”, esclarece a técnica da SMS, Josefa Nivan de Oliveira.

O programa “Um olhar sobre o Tracoma” é realizado dentro da Campanha Nacional do Ministério da Saúde, e têm como objetivo diagnosticar precocemente doenças como Hanseníase, Verminose e Tracoma. No município de Natal o programa acontece desde 2013, e durante a campanha deste ano, a ação foi realizada em 10 unidades da rede de ensino.

Após ter se submetido ao exame, o estudante Antônio Ailson Eduardo Filho, de 14 anos, disse que foi tudo muito rápido e sem nenhuma dor. “Meu avô é cedo, e eu vejo as dificuldades que ele enfrenta. Eu preciso enxergar bem para poder ajudá-lo. Eu farei o exame quantas vezes for preciso”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui