SELO BLOG FM (4)

AGU vai defender Moraes em ação movida por Trump nos Estados Unidos

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Advocacia-Geral da União (AGU) vai defender o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no processo movido contra o magistrado pelo grupo de comunicação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e pela plataforma de vídeos Rumble.

A ação acusa Moraes de censura e pede que suas determinações de remoção de conteúdo e bloqueio de contas não tenham efeito legal sobre a Rumble.

A ação se fundamenta em ordens de censura recentes de Moraes. Ele determinou o fechamento da conta de Allan dos Santos na Rumble e a entrega de seus dados de usuário. Essa ordem viola a soberania, a Constituição e as leis dos EUA, afirma a ação.

Além disso, Moraes exigiu que a plataforma impedisse Allan dos Santos de criar novos perfis. As ordens do ministro são sigilosas, e a Rumble foi impedida de divulgar seu conteúdo.

Ação contra Moraes questiona jurisdição sobre empresa americana
Embora as decisões da Justiça brasileira tenham efeito apenas dentro do território nacional, a ação questiona a jurisdição sobre uma empresa americana que opera no Brasil. Em outras palavras, busca impedir que companhias americanas atuantes no país fiquem sujeitas às determinações do Judiciário.

A AGU tem entre suas funções a defesa de autoridades brasileiras, tanto no país quanto no exterior. Já atua, por exemplo, na defesa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em uma ação contra a Meta por “notícias falsas”. No caso de Moraes, no entanto, a defesa será conduzida por um escritório de advocacia nos Estados Unidos, que será contratado pelo órgão.

Revista Oeste

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui