SELO BLOG FM (4)

Aeroporto de Dubai passa a usar cães farejadores para detectar Covid-19 em passageiros

FOTO: AFP

Além das inspeções de segurança e dos testes para detectar a Covid-19, obrigatórios para todos os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, agora quem chegar no país terá mais uma etapa a enfrentar. Neste semana, o local começou a usar cães policiais para detectar a doença. O faro dos animais podem produzir resultados em minutos com precisão de 92%, afirmam as autoridades locais.

Relatórios anteriores do uso de cães para detectar o coronavírus se provaram efetivos funcionar em ambientes controlados, e esse parece ser um dos primeiros casos em que ele é usado como uma solução no mundo real. Os cães também foram capazes de detectar várias outras doenças que podem afetar o odor corporal, como câncer ou malária.

A medida pode ser uma boa notícia para os viajantes, já que os resultados de exames laboratoriais pode levar horas ou até dias em alguns casos. Embora atuem apenas no país árabe, o conceito do uso dos cães pode se espalhar.

Como funciona

Quando os passageiros chegam a Dubai, passam por uma área especial de testes, onde são coletadas amostras de seu odor corporal. Pelo vídeo, as amostras são retiradas das axilas, um procedimento muito menos invasivo do que a sondagem nasal.

Enquanto o passageiro espera alguns minutos, a amostra vai para outra sala onde o cão a cheira através de uma construçao do tipo funil. Se o cão detectar Covid-19, o passageiro será instruído a fazer o teste de PCR nasal.

Atualmente, as autoridades dos Emirados Árabes Unidos estão usando o teste canino como uma camada extra de proteção – todos os passageiros que chegam devem agora fornecer um certificado de teste de PCR negativo antes de embarcar nos voos.

Extra

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui