Símbolo de paz, prosperidade e boa sorte entre fiéis do budismo, hinduísmo e jainismo, a suástica será um dos elementos da Olimpíada de Tóquio deste ano. No Japão, assim como outros países da Ásia, é comum utilizar o símbolo em mapas para indicar os templos budistas, religião seguida por 46 milhões de pessoas no país. Durante os jogos olímpicos, não será diferente.
Em 2016, no entanto, a Autoridade de Informação Geoespacial do Japão (GSI) fez uma consulta pública sobre eliminar, ou não, o manji – suástica nipônica – dos mapas para evitar transtornos com turistas durante os jogos.
Após muito debate, ficou decidido que os estrangeiros é que devem se acostumar às suásticas. Dessa forma, o símbolo ficou de fora da lista de elementos a serem modificados para tornar os mapas mais inteligíveis a quem vem de fora.
A suástica foi um símbolo “sequestrado” por Adolf Hitler em 1920 e transformada em marca registrada do Terceiro Reich. Desde então, o Ocidente passou a associar a imagem ao antissemitismo, ódio e superioridade racial.
Forum