A Resgate das Dunas e a Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM), em parceria coma a Unimed Natal, realizam neste sábado, dia 31, no Shopping Via Direta, das 11h às 20h, uma ação educativa sobre manobras de reanimação e primeiros socorros em caso de parada cardiorrespiratória. As demonstrações serão realizadas em bonecos – adultos e crianças – para que a população possa conhecer os procedimentos e aplicá-los.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 250 mil brasileiros morrem por ano vítimas de infarto agudo do miocárdio. Mais da metade nem chegam ao hospital. A parada cardíaca é um evento súbito e imprevisível. Pode acontecer a qualquer momento, com qualquer pessoa e em qualquer lugar. Grande parte das paradas ocorre fora do ambiente hospitalar, principalmente em residências, podendo acometer familiares e amigos.
A cada minuto sem as manobras de Reanimação Cardiopulmonar, a pessoa em parada perde 10% das chances de sobreviver. Colocar o paciente no carro e levar para o hospital sem realizar a RCP é contraindicado. Cerca de 3 minutos após a parada, neurônios começam a morrer.
Uma reanimação cardiopulmonar imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances da vítima sobreviver. QUANTO MAIS PESSOAS SOUBEREM realizar a reanimação cardiopulmonar, MAIS VIDAS SERÃO SALVAS. São técnicas simples que exigem o cumprimento de uma sequência de procedimentos de primeiros socorros a partir do momento em que é verificada a falta de pulso no paciente.