O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, causou polêmica ao sugerir, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (30), que a população substitua “alface por chicória”, caso o primeiro alimento esteja caro. Na ocasião, ele exemplificava formas de controlar a inflação por meio da lei de oferta e demanda. Segundo ele, trata-se de um processo para a “sociedade refletir”.
– A regra da oferta e procura também regula preço. Se você tem mais oferta, você regula para baixo, se tem pouca oferta, coloca o preço pra cima. Então acho que isso é um processo pra sociedade, inclusive, refletir. Muitas vezes, a própria imprensa fala “olha, tal coisa tá cara”, substitui por outra. A alface tá cara? Substitui por chicória. Dando um exemplo, né? – disse ele.
Marinho ainda negou que, ao sugerir a substituição de alimentos, o governo esteja sendo tolerante com a inflação.
– Mas a dinâmica, ninguém discute a necessidade do controle da inflação. Isso está fora de qualquer debate. “Ah, tem tolerância com inflação”. Não, não é tolerância com inflação. Nós temos que ter intolerância com os juros, porque isso dá um efeito deletério para investimento, para o orçamento público, para a conta das famílias – adicionou.
Pleno News