
Uma pesquisa divulgada neste domingo (2) pela Quaest revelou que 87% dos moradores acreditam que o Rio de Janeiro vive um cenário de guerra. Apenas 13% discordam da afirmação. O levantamento reflete o clima de insegurança que tomou conta da capital após as recentes operações policiais nos complexos do Alemão e da Penha.
Além disso, o estudo indica que 51% dos entrevistados acham que outras grandes cidades do país enfrentam a mesma situação, enquanto 42% discordam. A sensação de medo e desconfiança predomina entre os fluminenses.
Insegurança e descrença no poder público
Segundo a pesquisa, 52% dos moradores se sentem mais inseguros após a megaoperação policial realizada nas comunidades cariocas, contra 35% que afirmam se sentir mais seguros. Outros 13% não souberam responder.
O diretor da Quaest, Felipe Nunes, destacou que, apesar da aprovação majoritária à operação, o resultado prático foi o oposto do esperado. “Mesmo sendo considerada um sucesso, a ação policial não conseguiu gerar mais sensação de segurança. A maioria ainda se sente menos protegida”, afirmou.
Além disso, 74% dos entrevistados temem uma reação das facções criminosas, enquanto apenas 25% dizem não ter esse receio. O dado reforça o sentimento de vulnerabilidade que domina o estado.
População duvida da capacidade do governo
Outro ponto importante da pesquisa é a desconfiança na atuação do poder público. Para 62% dos moradores do Rio de Janeiro, o governo estadual não tem capacidade de combater sozinho o crime organizado. Apenas 36% acreditam que sim.
SBT News

