Os Estúdios Globo, antigo Projac, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi invadido por criminosos na última segunda-feira (10). Funcionários que estavam no local tiveram seus celulares roubados.
O crime ocorreu em uma área isolada próxima às instalações da novela Mania de Você, mas não havia gravação no momento. Os funcionários rendidos foram seguranças, bombeiros e trabalhadores da manutenção.
De acordo com relatos, os bandidos pularam o muro e roubaram um carro na rua, logo após rendê-los. Naquele momento estava sendo realizada uma operação policial na comunidade Dois Irmãos, que fica próximo aos Estúdios Globo. A ação da polícia era em combate tráfico de drogas.
Um colaborador disse ao Notícias da TV que no mês passado houve outra operação da polícia na comunidade vizinha, e a emissora teve que interromper as gravações de Mania de Você. Um comunicado interno chegou a circular na ocasião.
– A Polícia Militar está realizando uma operação na comunidade Dois Irmãos, localizada ao final da Estrada da Curicica. O EG [Estúdios Globo] está a uma distância de segurança das operações policiais, porém aconselhamos os colaboradores a evitarem trafegar nessa direção da Estrada da Curicica, dando preferência ao sentido Estrada dos Bandeirantes até o término da operação policial. Estamos acompanhando o caso e manteremos todos informados – dizia o comunicado.
As primeiras equipes do Serviço Nacional da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) que irão participar do Festival SESI de Educação embarcaram para Brasília, nesta segunda-feira (10). O evento, que abriga a etapa nacional do Torneio de Robótica, acontece entre os dias 11 e 15 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e recebe estudantes de todos os estados do Brasil para competir nas categorias de robótica educacional.
O evento é totalmente gratuito e aberto ao público a partir da quinta-feira (13), das 9h às 18h, com entrada permitida até às 17h. As atrações principais são as competições de robótica educacional, que estão divididas em quatro categorias, desde robôs de Lego, até carrinhos de Fórmula 1 e super robôs de até 56 kg.
Oito equipes representam o SESI-RN na competição que irá classificar estudantes para etapa internacional, que acontece nos Estados Unidos. São elas, SESI Batlego e SESI Techno Sertão, vencedoras do 10º Torneio de Robótica, etapa regional; Battech e Arretados Tech, representantes da categoria FIRST Tech Challenge (FTC); Batrobot e Potibot, pela categoria FIRST Robotics Competition (FRC); Vulpes e Carcará Lux competirão na categoria F1 IN SCHOOLS.
A superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, destaca que o torneio de robótica nacional é uma oportunidade de intercâmbio entre as equipes em um ambiente rico em inovação. “Estamos entusiasmados, porque temos um grande número de alunos podendo desfrutar desse momento de intercâmbio, da oportunidade de conhecer outro estado e outros estudantes, além de competir em favor de um sonho”, disse.
“Eu tenho certeza que as nossas equipes do Rio Grande do Norte estão muito preparadas. Eles, desde que garantiram sua vaga para o nacional, estão treinando incessantemente”, complementa. Mafra declara confiar que os estudantes trarão resultados importantes da competição.
Durante a preparação, os competidores da categoria FIRST Robotics Competition (FRC) contaram com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) na concepção, construção dos robôs de maior porte e no treinamento das equipes. “São robôs grandes, de programação complexa e nós temos profissionais envolvidos em diversas etapas do relacionamento homem-máquina para que os alunos tenham o melhor desempenho possível”, diz o diretor regional, Rodrigo Mello.
“Lembrando sempre que nosso papel é sempre de coadjuvante. Os estudantes são os protagonistas que trazem os caminhos a serem desenvolvidos. Nós buscamos viabilizar a estrutura de laboratórios e o conhecimento operacional disponível para que suas ideias se materializem”, acrescenta Mello. Na avaliação do executivo, o programa de robótica do SESI reúne todos os méritos da robótica no aprendizado de jovens do ensino médio, oferecendo a oportunidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, reforçou que este é um momento de celebração da dedicação de cada estudante que participa da robótica educacional. “Estamos imensamente felizes com o crescimento de cada aluno ao longo dessa jornada. Mais do que competir, essa experiência representa aprendizado, superação e trabalho em equipe. Agora, é hora de celebrar todo esse esforço e ver o resultado de tanto comprometimento ganhando vida na culminância do torneio desta semana”, declarou.
A temporada 2024-2025 da robótica iniciou-se em meio à Década do Oceano, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e convidou os alunos a inovarem para um mundo melhor com oceanos saudáveis. Essa iniciativa, além de promover a conscientização da nova geração, é uma oportunidade para discutir os problemas ambientais enfrentados pelos oceanos.
A deputada federal Carla Dickson (União) foi escolhida para liderar a bancada feminina do União Brasil na Câmara dos Deputados. O anúncio foi feito durante reunião do partido em Brasília, onde foram discutidas pautas que serão levadas ao plenário nos próximos meses.
Ao assumir a nova função, Carla destacou que a posição reforça sua atuação política. “Isso nos impulsiona e nos dá mais força para continuar trabalhando pelo meu Rio Grande do Norte e pelo Brasil”, afirmou.
A parlamentar tem defendido pautas ligadas à saúde da mulher, combate ao câncer de colo do útero e apoio à população mais vulnerável. Com a nova função, ela passa a ter um papel ainda mais ativo nas articulações do partido dentro da Câmara.
A liderança da bancada feminina do União Brasil fortalece a presença da deputada no cenário nacional e amplia sua influência em projetos voltados para a defesa dos direitos das mulheres. A expectativa é que a atuação de Carla no comando do grupo traga maior visibilidade para temas que envolvem saúde, educação e desenvolvimento social.
A cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte, foi reconhecida como um dos destinos mais acolhedores do Brasil em 2025, segundo a pesquisa da plataforma Booking.com. O levantamento faz parte da 13ª edição do Traveller Review Awards, premiação que homenageia estabelecimentos e cidades que se destacam pela hospitalidade e qualidade no atendimento aos turistas.
O prefeito Paulinho Freire destacou que o resultado da pesquisa reflete a essência hospitaleira do povo natalense. Além disso, ele pontuou que investir no setor turístico gera crescimento econômico e atrai mais visitantes.
“É um compromisso da nossa gestão apresentar para o mundo o melhor que a nossa cidade tem. Natal é reconhecida pelas belezas naturais, opções de lazer e entretenimento para todas as idades e gostos. Nós queremos potencializar ainda mais o turismo para que os natalenses e turistas aproveitem as praias, passeios, culinária e festas”, comentou Paulinho.
A pesquisa analisou 360 milhões de avaliações de clientes verificados e destacou Natal entre os destinos mais acolhedores do Nordeste, ao lado de São Miguel do Gostoso, Mossoró e Pipa. A escolha levou em consideração a proporção de acomodações premiadas na cidade, evidenciando o alto nível de serviço e receptividade oferecido aos visitantes.
O secretário Municipal de Turismo (Setur), Sanclair Solon, destacou que ser acolhedor é uma das principais características dos natalenses. “É uma alegria termos esse reconhecimento tão positivo, que certamente é um diferencial quando falamos de turismo. Receber bem o nosso turista é primordial para o desenvilmento do setor. Tenho certeza de que o reconhecimento da Booking.com reforça a importância de Natal no cenário turístico nacional e internacional. A expectativa é que esse título impulsione, ainda mais, o fluxo de visitantes nos próximos meses, consolidando a cidade como um dos principais destinos do Brasil.”, explicou o secretário.
O Partido Liberal (PL) anunciou o lançamento do projeto Rota 22, que percorrerá o Brasil para ouvir a população e discutir propostas para as eleições presidenciais de 2026. O senador Rogério Marinho (PL) afirmou que a iniciativa terá início pelo Nordeste e contará com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Vamos começar a percorrer os estados brasileiros, a partir do Nordeste, para que possamos, juntos, traçar um plano e retomar os trilhos do desenvolvimento”, declarou Marinho. O objetivo do PL é consolidar um programa de governo baseado nas demandas levantadas ao longo da caravana.
A legenda pretende fortalecer sua base eleitoral e mobilizar apoiadores para o próximo pleito, promovendo eventos e encontros com a população. O projeto também busca reforçar a oposição ao governo Lula, destacando temas como economia, segurança pública e liberdade individual.
A previsão é que a caravana passe por diversas capitais e cidades estratégicas nos próximos meses. O PL vê a iniciativa como um passo fundamental para organizar a campanha e preparar o terreno para o embate eleitoral de 2026.
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais de Rio Verde – 8ª DRP, com apoio da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, deflagrou, nesta terça-feira (11), a Operação Fake Prefeito, em Natal e Região Metropolitana, no Rio Grande do Norte, visando desarticular uma associação criminosa voltada para a prática do crime de estelionato virtual.
As investigações tiveram início em outubro de 2024, quando uma empresa foi vítima do golpe do “novo número”, no qual os falsários se passaram por um prefeito de um município goiano. Utilizando perfis falsos no aplicativo WhatsApp, solicitavam transferências bancárias sob a justificativa de cobrir despesas de transporte para um evento municipal.
Durante o aprofundamento da investigação, identificou-se que o grupo criminoso operava golpes semelhantes em diversas regiões do país, utilizando-se de perfis falsos de prefeitos e outras autoridades para ludibriar vítimas e obter vantagens financeiras indevidas.
Foram deferidos 18 mandados judiciais, sendo cinco prisões preventivas, sete buscas e apreensão domiciliar, bem como sequestro de bens e bloqueio de contas bancárias.
As diligências resultaram na prisão preventiva de todos os investigados e na apreensão de celulares, cartões bancários e R$ 27 mil em espécie, os quais auxiliarão na continuidade das investigações, a fim de identificar outras pessoas envolvidas no esquema criminoso.
Os indivíduos responderão por estelionato qualificado pela fraude eletrônica (Art. 171, §2º-A do Código Penal) e associação criminosa (Art. 288 do Código Penal).
O presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, foi favorável ao avanço, na Assembleia Legislativa do RN (ALRN), do projeto que institui a transação resolutiva de litígio relativa à cobrança de créditos tributários e não tributários. Nesta terça-feira (11), ele participou da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da ALRN, que aprovou por unanimidade a proposta, de iniciativa do Governo do Estado, que visa regularizar dívidas empresariais e aprimorar a arrecadação estadual, proporcionando condições flexíveis para quitação de débitos.
Serquiz agradeceu o diálogo junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE-RN) para consolidar uma proposta abrangente. “Houve um diálogo e a FIERN considera que atende a demanda da indústria. A transação resolutiva dá a condição para as empresas regularizarem seus débitos, tanto as ativas como aquelas que querem tirar suas certidões”, frisou.
“Essa transação envolve um prazo de 120 dias, desconto de 30% e recebimento de precatórios. Poderia ser mais, mas olhamos muito para o resultado efetivo e chegamos a um ponto de equilíbrio diante das próprias limitações da Procuradoria”, pontuou o presidente da FIERN. “É importante notarmos a amplitude dessa proposta, porque vale para débitos tanto junto à administração direta como a indireta”, incluindo também os débitos judicializados acrescentou.
Ele também ressaltou a importância da medida para auxiliar o Estado na busca pelo equilíbrio fiscal. “A FIERN tem uma agenda propositiva com o Governo do Estado, sabemos a dificuldade da capacidade de investimentos hoje e é algo que tem interferido no custo do Rio Grande do Norte. Essa lei é uma alternativa de arrecadação”, completou Serquiz.
O auxiliar especial da presidência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN), Fernando Virgílio, destacou que a nova legislação pode facilitar a recuperação de receitas para o Estado. “Acreditamos que o estado pode resgatar dívidas de difícil acesso com essa medida. Não temos dúvida de que o empresariado vai se fazer presente para honrar com seus compromissos”, comentou.
O procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, defendeu a necessidade de tratar os contribuintes de forma justa, levando em conta suas realidades específicas. “Vamos levar em conta a realidade de cada empresa para que não haja falta de equidade e injustiça. Com isso nos alinhamos à maioria dos estados e vamos permitir que as empresas superem momentos de revés”, disse.
O deputado estadual Neilton Diógenes parabenizou a iniciativa, ressaltando que o Estado encontrou mecanismos legais e não taxativos para aumentar sua arrecadação. Já o deputado Ubaldo Fernandes enfatizou a importância do projeto para permitir que empresas regularizem sua situação fiscal e voltem a emitir certidões negativas. O líder do governo na ALRN, Francisco do PT, destacou o diálogo com setores econômicos para construir uma solução equilibrada.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) avalia denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro por crime militar, acusação até agora inédita nas ações que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre suposta “tentativa de golpe”. O crime seria de “incitação à desobediência” previsto no Artigo 155 do Código Penal Militar, que estabelece pena de reclusão de até quatro anos, mas pode render a perda da patente e até do direito de Bolsonaro aos proventos de capitão reformado do Exército.
Reescrevendo a lei
A denúncia não seria à Justiça Militar e sim ao STF, que já decidiu que Bolsonaro tem privilégio de foro por “crimes no exercício do mandato”.
Previsão legal
A lei penal militar, alterada em 2023, prevê penas idênticas a quem distribui qualquer material, inclusive eletrônico, que incite desobediência.
Ora, as provas
A defesa alega que nas demais acusações contra o ex-presidente não há provas que o incriminem, mas prevalece no STF a narrativa de “golpe”.
Tudo ‘golpe’
Bolsonaro já foi denunciado por organização criminosa, tentativa de abolição violenta do estado, golpe e dano a patrimônio tombado.
Comentários