SELO BLOG FM (4)

Equipes do SESI-RN embarcam para Brasília rumo ao Festival SESI de Robótica

FOTO: DIVULGAÇÃO

As primeiras equipes do Serviço Nacional da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) que irão participar do Festival SESI de Educação embarcaram para Brasília, nesta segunda-feira (10). O evento, que abriga a etapa nacional do Torneio de Robótica, acontece entre os dias 11 e 15 de março, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), e recebe estudantes de todos os estados do Brasil para competir nas categorias de robótica educacional.

O evento é totalmente gratuito e aberto ao público a partir da quinta-feira (13), das 9h às 18h, com entrada permitida até às 17h. As atrações principais são as competições de robótica educacional, que estão divididas em quatro categorias, desde robôs de Lego, até carrinhos de Fórmula 1 e super robôs de até 56 kg.

Oito equipes representam o SESI-RN na competição que irá classificar estudantes para etapa internacional, que acontece nos Estados Unidos. São elas, SESI Batlego e SESI Techno Sertão, vencedoras do 10º Torneio de Robótica, etapa regional; Battech e Arretados Tech, representantes da categoria FIRST Tech Challenge (FTC); Batrobot e Potibot, pela categoria FIRST Robotics Competition (FRC); Vulpes e Carcará Lux competirão na categoria F1 IN SCHOOLS.

A superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, destaca que o torneio de robótica nacional é uma oportunidade de intercâmbio entre as equipes em um ambiente rico em inovação. “Estamos entusiasmados, porque temos um grande número de alunos podendo desfrutar desse momento de intercâmbio, da oportunidade de conhecer outro estado e outros estudantes, além de competir em favor de um sonho”, disse.

“Eu tenho certeza que as nossas equipes do Rio Grande do Norte estão muito preparadas. Eles, desde que garantiram sua vaga para o nacional, estão treinando incessantemente”, complementa. Mafra declara confiar que os estudantes trarão resultados importantes da competição.

Durante a preparação, os competidores da categoria FIRST Robotics Competition (FRC) contaram com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) na concepção, construção dos robôs de maior porte e no treinamento das equipes. “São robôs grandes, de programação complexa e nós temos profissionais envolvidos em diversas etapas do relacionamento homem-máquina para que os alunos tenham o melhor desempenho possível”, diz o diretor regional, Rodrigo Mello.

“Lembrando sempre que nosso papel é sempre de coadjuvante. Os estudantes são os protagonistas que trazem os caminhos a serem desenvolvidos. Nós buscamos viabilizar a estrutura de laboratórios e o conhecimento operacional disponível para que suas ideias se materializem”, acrescenta Mello. Na avaliação do executivo, o programa de robótica do SESI reúne todos os méritos da robótica no aprendizado de jovens do ensino médio, oferecendo a oportunidade de aplicarem os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, reforçou que este é um momento de celebração da dedicação de cada estudante que participa da robótica educacional. “Estamos imensamente felizes com o crescimento de cada aluno ao longo dessa jornada. Mais do que competir, essa experiência representa aprendizado, superação e trabalho em equipe. Agora, é hora de celebrar todo esse esforço e ver o resultado de tanto comprometimento ganhando vida na culminância do torneio desta semana”, declarou.

A temporada 2024-2025 da robótica iniciou-se em meio à Década do Oceano, proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e convidou os alunos a inovarem para um mundo melhor com oceanos saudáveis. Essa iniciativa, além de promover a conscientização da nova geração, é uma oportunidade para discutir os problemas ambientais enfrentados pelos oceanos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui