SELO BLOG FM (4)

Categoria: março 8, 2025

Lula diz que tomará medidas mais drásticas caso não encontre motivo para alta no preço dos alimentos

FOTO: RICARDO STUCKERT

O presidente Lula afirmou nesta sexta-feira (7 de março) que tomará medidas mais drásticas caso não encontre um motivo para a alta no preço dos alimentos. Nesta quinta-feira (6 de março), o governo zerou as tarifas de importação de produtos como carne, café e açúcar. “Quero encontrar uma explicação para o ovo. Tá saindo do controle. Uns dizem que é o calor, outros que é a exortação”, disse.

A declaração foi dada durante visita na manhã desta sexta-feira (7 de março) ao assentamento Quilombo Campo Grande, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), no Complexo Ariadnópolis em Campo do Meio, município da região Sul de Minas Gerais a 300 quilômetros de Belo Horizonte.

O presidente disse não estar interessado em brigar com ninguém. “Estamos querendo entender o que está acontecendo, mas se não der, teremos que adotar medidas mais drásticas”, afirmou. Lula mencionou a atuação de possíveis intermediários entre os produtores e os supermercados. “Tem atravessadores. Tem muita gente que mete o dedo no meio”, declarou.

Lula citou produtos cujos preços estão altos. “O preço do café tá muito caro para o consumidor. O preço do ovo tá muito caro. O preço do milho tá caro, e nós estamos tentando encontrar uma solução. O que interesse é levar comida barata para o povo brasileiro. E a gente também quer um preço justo para o produtor. O produtor também tem direito de ganhar dinheiro. A gente não quer que o produtor tenha prejuízo”, pontou.

“Estamos fazendo um esforço muito grande para encontrar uma solução, porque eu tenho certeza que nesse país todo mundo tem interesse que o povo possa comer bem. Ter comida de qualidade, comida saudável, comida de preferência orgânica para que a gente possa ter mais qualidade de vida”, acrescentou.
No ato, o presidente Lula assinou decretos de interesse social de sete áreas para serem utilizadas na reforma agrária no país, inclusive um de terrenos no Complexo Ariadnópolis. Ao todo serão 13.307 hectares com investimentos de R$ 189 milhões que atenderão, segundo o governo, 800 famílias. As outras áreas ficam no Pará, São Paulo, Paraná e Cruz Alta.

Serão entregues ainda 12.297 lotes para famílias de 138 assentamentos, totalizando 385 mil hectares em 24 estados. O governo vai anunciar também R$ 1,6 bilhão para crédito de instalação em 2025. Os recursos podem ser utilizados para construção de moradias, apoio inicial e fomento aos jovens e mulheres na reforma agrária.

O governador Romeu Zema (Novo) não compareceu ao ato. No início da tarde, enquanto ocorria a cerimônia em Campo do Meio, o chefe do Poder Executivo estadual estava em Lagoa Grande, na região Noroeste de Minas. Não havia representantes do governador na estrutura montada para as autoridades.

Participaram da cerimônia os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, da Gestão e Inovação, Esther Dweck, das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e a primeira-dama Janja. O integrante da coordenação nacional do MST, João Pedro Stédile, também estava presente.

Durante o ato em Campo do Meio, o presidente Lula pediu ao ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, que anunciasse a construção de um dique na região da barragem de Furnas, que banha o município. A estrutura vai ajudar a evitar infestação de pernilongos na cidade. O presidente disse também que, a pedido da prefeitura, irá construir 85 casas.

Cobranças amenas

Integrantes do MST adotaram discursos, ainda que com cobranças, bem mais amenos que os da carta aberta divulgada pela entidade em janeiro, quando o comando do movimento disse que a reforma agrária estava paralisada no país. A representante nacional da entidade, Ceres Hadish, disse que o movimento nunca faltou e nunca faltará ao povo brasileiro. “Estamos de pé, altivos, para celebrar as conquistas, mas também para fazer desse momento um impulso na organização popular”.

O coordenador do MST em Minas, Sílvio Netto, pediu que o governo se inspire nos agricultores do Quilombo Campo Grande para assentar mais 80 mil famílias de trabalhadores rurais. “Quem carrega o Brasil nas costas é a agricultura familiar e camponesa”, disse. “O dirigente também se referiu à alta no preço da comida no país. “A partir da reforma agrária é que vamos baratear alimentos”, afirmou.

O ministro da Reforma Agrária e Agricultura Familiar classificou como benéfica a atuação do MST. “Quando vocês pressionam o governo, vocês ajudam o governo”, afirmou, durante seu discurso em Campo do Meio. “Aqui é o começo. É o grande movimento para a gente crescer e assentar milhares de acampados que estão debaixo de lona em nosso país”, disse. Aos deputados federais presentes, pediu para ajudar a colocar mais recursos para a reforma agrária no orçamento.

Lula coloca a AGU à disposição do MST

O advogado-geral da União, Jorge Messias, na cerimônia, disse que a partir de agora, problemas judiciais enfrentados pelos agricultores do MST terão o auxílio jurídico do governo federal. “Mexeu com vocês, mexeu com a gente. Estou falando isso a pedido do presidente Lula”, discursou.

O acampamento que o presidente visitou nesta sexta-feira é emblemático para o MST. A área hoje utilizada pelo movimento para produção de alimentos chegou a ter famílias retiradas do local pela Polícia Militar durante o governo Zema em 2020, após embate judicial. A área pertencia à massa falida da Usina Ariadnópolis de Açúcar e Álcool, que parou de funcionar em 1996. Pelo menos parte das famílias que estão no acampamento é formada por ex-trabalhadores da empresa.

Desde a criação do acampamento, em 1998, a administração da massa falida da empresa tentou 11 vezes uma reintegração de posse. Durante uma, ocorrida no período da pandemia de Covid-19, uma escola foi destruída. O Supremo Tribunal Federal (STF), em seguida, proibiu ações de despejos durante a pandemia.

É HOJE! O Bloco Ômi, Tenha calma promete a melhor ressaca de carnaval de Natal

FOTO: REPRODUÇÃO

Vou contar o que vai rolar neste sábado (8). A concentração, o nosso famoso esquentaaaaa acontece no Bar 294 com DJ PL. Logo depois, a folia maravilhosa do Frevo do Xico vai arrastar todos os foliões pelas ruas do centro até o pátio da Funcarte onde acontece os shows de: Fobica do Jubila, Pedro Luccas e Roda Ribeira Boemia.

E como faz pra ter acesso? Simples!
Acesse o link no perfil @omitenhacalma e retire até 2 INGRESSOS. É GRATUITO E RÁPIDO! Repassa para os amigos que ainda não sabem dessa folia. O Carnaval não acabou!

Carnaval de Assú reúne mais de 50 mil foliões em cinco dias de festa, aponta PM

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Carnaval de Assú 2025 superou as expectativas contabilizando um público de mais de 50 mil pessoas ao longo dos cinco dias de festa, de acordo com o balanço realizado pela Polícia Militar. O evento consolidou-se como uma das maiores e mais tradicionais festas da região do Vale do Açu, atraindo turistas de diversas cidades e mostrando a força cultural do povo assuense.

Além de movimentar a economia local, gerando emprego e renda, o Carnaval de Assú fortaleceu as tradições e a cultura, trazendo para as ruas um espetáculo com bandas nacionais, regionais e, claro, com a participação dos nossos artistas da terra.

O encerramento da festa com a banda Grafith foi um sucesso, garantindo a energia e animação. Léo Foguete também agitou os foliões da festa, e diversas outras atrações garantiram momentos inesquecíveis. Uma das grandes novidades deste ano foi o arrastão dos blocos pela Avenida Senador João Câmara, revivendo o carnaval das antigas.

E não esquecemos dos pequenos! O Carnaval das Crianças também fez parte da programação, com muita diversão, música e alegria para os mais novos com animação da banda Tote Barreto Kids. Em 2025, o Carnaval de Assú foi uma festa do povo: das famílias, dos jovens e de todos que buscaram música, alegria e diversão para todos os gostos.

O evento não só reforçou sua importância cultural, mas também mostrou sua capacidade de unir e transformar a cidade em um grande ponto de encontro para quem ama o Carnaval! A programação contou com reforço na segurança, incluindo ampliação do efetivo policial em pontos estratégicos da cidade com um reforço de 80 policiais além do efetivo já existente. A Patrulha Maria da Penha também atuou para garantir a proteção das mulheres.

Equipes de saúde estavam mobilizadas com ambulâncias preparadas para atendimentos urgentes, enquanto a UPA Dr. Milton Marques operou com estrutura reforçada e o Conselho Tutelar esteve presente para atender demandas envolvendo crianças e adolescentes.

Vereadora de Natal critica STF em ‘elogio’ a filme brasileiro que venceu Oscar: ‘A ditadura ainda está aqui’

FOTO: REPRODUÇÃO

A vereadora Camila Araújo (União) criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) durante um pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal de Natal nesta quinta-feira (6). No discurso, a parlamentar fez uma referência aos presos por envolvimento em atos antidemocráticos e afirmou que eles são alvos de uma ditadura. Ela criticou especialmente a duração de prisões preventivas.

A crítica ocorreu após a vereadora elogiar o filme “Ainda Estou Aqui”, que conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional no último domingo (2). A trama conta a história de Eunice Paiva (interpretada por Fernanda Torres), que virou militante em defesa dos direitos humanos após seu marido, Rubens Paiva (Selton Mello), ser assassinado por agentes da ditadura, em janeiro de 1971.

“Quero aqui elogiar o filme que recebeu o Oscar, ‘Ainda Estou Aqui’. Parabéns a todo o elenco, pela história que foi narrada. Mas dizer que essa frase, o título deste filme, é muito forte, porque ‘Ainda Estou Aqui’ é dizer que a ditadura ainda está aqui, no nosso estado democrático brasileiro. Sabe por quê, meus senhores? Nós temos presos inocentes e eu nunca vi uma prisão preventiva durar mais do que dois anos. Isso é histórico”, declarou, em referência aos presos por envolvimento nos atos de 8 de Janeiro de 2023.

Ao comentar decisões do STF, Camila Araújo declarou: “Se isso não for uma ditadura, o que é?”.

“Pessoas que foram conduzidas a uma prisão sem sequer ter conhecimento de qual é o crime que lhes está sendo imputado, sem haver o nexo causal, sem prever os remédios jurídicos da ampla defesa e do contraditório garantidos também na nossa Carta Magna, sem haver sequer o devido processo legal. Àqueles que os acusam cabe o ônibus de aprova. E aonde estão essas provas? Realmente, a ditadura ainda está aqui”, concluiu a parlamentar do União Brasil.

Portal 98 FM

Prefeitura do Natal entrega espaço para atendimento especializado às vítimas de violência

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura do Natal realizou nessa sexta-feira (7) o lançamento da campanha “Natal é delas”, na sede do Centro de Referência da Mulher Elizabeth Nasser (CREN), vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – SEMUL, no Barro Vermelho. Além da campanha que alerta e estimula o combate ao assédio e à violência contra as mulheres, a SEMUL inaugurou o espaço da Patrulha Maria da Penha, que irá funcionar no CREN. O espaço é voltado para o atendimento especializado às vítimas de violência.

A vice-prefeita da capital potiguar, Joanna Guerra, afirmou que a atual gestão já mostra seu compromisso com a causa das mulheres a partir da composição do secretariado e de outros cargos, com a presença maciça feminina. “Na gestão do Prefeito Paulinho Freire, temos um percentual considerável de mulheres no primeiro escalão e em funções diversas, chegando a pelo menos 45%”, revelou a vice-prefeita.

Joanna Guerra aproveitou para listar ações da Prefeitura em apoio às mulheres. “A Patrulha Maria da Penha em Natal é referência para o resto do país pela sua estruturação, por todas as ações e políticas, inclusive de prevenção à violência doméstica e familiar”, explicou.

A vice-prefeita também fez questão de enfatizar a importância da campanha “Natal é Delas” e do Centro de Acolhimento da Patrulha no CREN. “Teremos palestras, cursos e diálogos por todo o mês de março. A entrega desse espaço de acolhimento, destinado à Patrulha Maria da Penha, é super importante aqui dentro do CREN. A cada ano, a cada mês, a gente vem se estruturando e fortalecendo ações para as mulheres”, comemorou Joanna Guerra.

A secretária da SEMUL, Andréa Dias, ressaltou a importância das políticas públicas de apoio às mulheres e enfatizou as ações promovidas pela secretaria para proteção, empoderamento e valorização das natalenses. “O 8 de março é um marco para todas e celebra conquistas passadas e a manutenção da luta por avanços sociais. A Prefeitura de Natal, na gestão Paulinho Freire, está comprometida com essa luta histórica”, disse.

Andréa Dias ainda destacou que a programação de debates, cursos e oficinas começará na próxima terça-feira (11). “Todas essas ações serão realizadas aqui no Centro Elisabeth Nasser e, no dia 20, iremos lançar o Selo Elas, que irá ser entregue às empresas que valorizam a inserção das mulheres no mercado de trabalho”, concluiu a Secretária da SEMUL.

Rogério Marinho compara comunismo ao nazismo e alerta para perigos históricos

FOTO: JOSÉ ALDENIR

O senador Rogério Marinho (PL) fez um pronunciamento no qual comparou o comunismo ao nazismo e criticou a ausência de menções ao regime comunista em discursos contra o totalitarismo. Ele afirmou que, ao longo de um século, o comunismo falhou repetidamente e resultou na morte de milhões de pessoas.

Segundo ele, a ideologia promove o partido único, a intervenção estatal na economia e o controle do judiciário e da imprensa, o que, em sua visão, o torna semelhante ao nazismo.

“Nós ouvimos discursos reiterados contra o totalitarismo e a ditadura, mas ninguém fala do comunismo. Cem milhões de pessoas foram trucidadas ao longo da história. O nazismo é irmão gêmeo do comunismo porque ambos defendem partido único, intervenção estatal na economia, educação do Estado sobre a família, combate às religiões e controle do judiciário e da imprensa”, declarou o senador.

Marinho argumentou que a esquerda busca reescrever a história para minimizar os impactos do comunismo e criticou setores da política e da mídia por, segundo ele, não darem o mesmo peso às atrocidades cometidas por regimes comunistas.

O senador afirmou que combate ambos os sistemas com a mesma intensidade e defendeu a necessidade de expor os riscos da interferência estatal excessiva na sociedade.

A fala de Marinho reflete um debate recorrente sobre regimes totalitários e sua influência no mundo contemporâneo. Ele tem se posicionado de forma crítica ao governo federal e à esquerda, reforçando um discurso alinhado a setores conservadores.

Agora RN

Novo presidente do PT diz que Lula é ‘candidatíssimo à reeleição’

FOTO: DIVULGAÇÃO

O novo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Humberto Costa, escolhido para um mandato-tampão até julho deste ano, descarta a hipótese de Lula desistir de concorrer à reeleição em 2026, apesar do derretimento de sua popularidade e do fracasso de seu governo.

– Ele é candidatíssimo – disse o senador ao jornal O Globo, nesta sexta-feira (7).

O cacique do PT chegou a dizer que a legenda deve abrir mão de candidaturas aos governos estaduais priorizando o apoio à reeleição de Lula.

– O PT está num processo de resgate e recuperação de sua imagem. Nossa prioridade é a reeleição de Lula. Queremos preservar nossos quatro governos estaduais e talvez conquistar mais um ou outro estado – disse o parlamentar.

Ele ressaltou a importância da esquerda investir no Senado, nas próximas eleições, diante da iminente tomada da Casa Legislativa pela direita, que ele chama, propositadamente, de “extrema direita”.

– Estamos muito preocupados com a eleição para o Senado. Queremos aumentar nossa bancada e impedir que a extrema direita faça maioria. Isso pode nos obrigar a fazer composições com partidos aliados.

Pleno News

Com direito a cerveja, sorvete e piscina, médico Fernando Cunha Lima “desfrutava” de sua fuga em Pernambuco

FOTO: DIVULGAÇÃO

Sendo procurado pela Justiça da Paraíba há cerca de quatro meses, o médico Fernando Cunha Lima levava uma vida de luxo antes de ser preso pela Polícia Civil nesta sexta-feira (7). Durante sua fuga, o médico desfrutava de banhos de piscina, cerveja, sorvete e se hospedava em flats na orla pernambucana.

De acordo com o delegado responsável pela prisão, Rafael Bianchi, inicialmente, Fernando Cunha Lima estava morando na casa de uma filha em Recife. Um mandado foi cumprido nesse local, mas apenas o celular do acusado foi encontrado.

Nos últimos 15 dias, o médico estava hospedado em um flat na cidade de Paulista, na Grande Recife. Imagens divulgadas pelas autoridades mostram Fernando Cunha Lima tomando banho de piscina, bebendo cerveja e comendo sorvete em um ambiente que parece ser um shopping, revelando a rotina de fuga do pediatra.

Polêmica Paraíba

undefined