SELO BLOG FM (4)

Categoria: dezembro 4, 2024

Ministro da Defesa coreano pede perdão por lei marcial e renuncia

FOTO: EFE

O ministro da Defesa da Coreia do Sul, Kim Yong-hyun, apresentou nesta quarta-feira (4) sua demissão e pediu desculpas aos sul-coreanos “por causar confusão e preocupação” com a aplicação da lei marcial, medida que também fez com que se tornasse alvo de um pedido de impeachment por parte da oposição.

Kim colocou seu cargo à disposição do presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, e expressou sua intenção de “assumir a responsabilidade por todos os assuntos relacionados com a lei marcial”, em um comunicado publicado pelo Estado-Maior Conjunto sul-coreano (JCS).

– Todos os soldados que cumpriram os seus deveres relacionados com a lei marcial seguiram as instruções do Ministério, e toda a responsabilidade recai sobre mim – declarou Kim.

A lei marcial “foi revogada e a população regressou às suas vida cotidianas, mas a situação política e de segurança interna não são fáceis”, acrescentou o ministro, que salientou que fará “todos os esforços para garantir que não haja perturbações nas operações de defesa nacionais”.

Kim teria sido uma das autoridades de Defesa que sugeriu que Yoon recorresse à lei marcial para lidar com a complexa situação política que seu governo minoritário enfrentava, segundo a imprensa local.

Yoon anunciou a imposição da lei marcial em um pronunciamento televisivo para proteger a “ordem constitucional” de “atividades anti-estatais” e ameaças comunistas, pelas quais acusou diretamente o principal bloco da oposição, o Partido Democrata (PD).

No entanto, a oposição, que controla a Assembleia Nacional, apresentou uma moção para revogar a lei marcial cerca de seis horas depois de esta ter sido declarada por Yoon, forçando o Executivo a retirar a medida, e depois de as tropas sul-coreanas terem tentado ocupar o Parlamento, protagonizando embates com políticos, funcionários e jornalistas.

Posteriormente, os seis partidos da oposição apresentaram nesta quarta uma moção parlamentar para destituir Yoon, enquanto o PD entrou com outra iniciativa semelhante contra o ministro da Defesa.

As forças da oposição consideram ambos responsáveis ​​pela violação da Constituição por terem aplicado a lei marcial sem razões suficientes.

EFE

Cidade Carnatal é aprovada em primeira vistoria

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Cidade Carnatal, complexo formado pelo Corredor da Folia, Camarote Beats e Largo dos Reis, foi aprovada em primeira vistoria feita pelos representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Semurb, Neoenergia e do Corpo de Bombeiros realizada nesta quarta-feira (4). Este ano o evento tem um crescimento de 35% de área e receberá 100 mil foliões de 6 a 8 de dezembro, no largo da Arena das Dunas.

Felinto Filho, Diretor do Carnatal e da Clap Entretenimento, destacou a importância dessa fiscalização, afirmando que ela representa o “ponto máximo de responsabilidade e transparência”. Ele ressaltou que a visita dos profissionais do CREA e do Corpo de Bombeiros concretiza a materialização da Cidade Carnatal, garantindo que o projeto seja executado com excelência. “Além do olhar técnico dos engenheiros, temos a segurança contra incêndio e a parte elétrica totalmente monitoradas. Estamos oferecendo um ambiente maior e mais seguro, o que deixa nossa equipe ainda mais satisfeita”, declarou.

Para o presidente do CREA-RN, Roberto Wagner, afirmou que o objetivo é fiscalizar e verificar os profissionais responsáveis “assegurando que em todo o período do Carnatal a segurança está acima de tudo”.

Daniel Gleidson, chefe do Centro de Vistoria do Corpo de Bombeiros, explicou que o trabalho da corporação começa muito antes da festa. “Durante toda a montagem da estrutura, estamos avaliando o projeto de segurança contra incêndios. Analisamos todos os detalhes, desde a quantidade de público até as saídas de emergência e os dispositivos de segurança. A vistoria confirma que tudo o que foi planejado está sendo executado corretamente”, explicou.

Após a vistoria, Felinto Filho enalteceu o trabalho desenvolvido pelo CREA e os Bombeiros destacando que a aprovação do complexo atesta o profissionalismo da organização e garante uma edição histórica para o Carnatal. “O planejamento se transforma em realidade, e com ele vem a satisfação, a alegria e, acima de tudo, a segurança de todos os foliões”, concluiu.

Número de médicos no Brasil aumenta 23,6% de 2019 a 2023

FOTO: DIVULGAÇÃO

O número de médicos no Brasil teve um incremento de 23,6% de 2019 a 2023. É o que aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em nova pesquisa publicada nesta quarta-feira (4). De acordo com a divulgação, em 2023 o Brasil contava com 502,6 mil médicos, 363,1 mil enfermeiros e 952,6 mil técnicos de saúde.

Os dados mostram ainda que no ano passado o Brasil tinha 23,7 médicos para cada 10 mil habitantes. Em 2022, eram 22,5 médicos por 10 mil habitante, abaixo, portanto, de países como México (25,6) e Canadá (25) e acima da República Dominicana (22,3 por 10 mil habitantes) e da Turquia (21,7).

Os números estão reunidos na Síntese de Indicadores Sociais 2024, que traz uma análise produzida pelo IBGE sobre as condições de vida da população brasileira. É um estudo amplo que aborda temas variados como mercado de trabalho, renda, educação, saúde e condições de vida.

O intervalo de 2019 a 2023 compreende o período que ficou marcado pela pandemia de covid-19. O crescimento do número de médicos registrado nesses quinquênio é mais robusto do que o observado no anterior, que vai de 2015 a 2019, quando o avanço foi de 16,4%.

O salto de 2019 a 2023 se deu de forma mais intensa na rede privada. O número de médicos que não atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) cresceu 29,7%. Já o grupo que atua na saúde pública recebeu um incremento de 21,2%.

Mas são os enfermeiros que se consolidaram como os profissionais de saúde que mais cresceram durante o período que engloba a pandemia de covid-19. Eles saíram de 260,9 mil em 2019 para 363,1 mil em 2023, uma diferença de 39,2%.

“Os médicos têm maior interesse no mercado de trabalho privado, no mercado de trabalho não-SUS”, observa Clician do Couto Oliveira, analista do IBGE envolvida na pesquisa.

O estudo reúne ainda outros dados que podem ser associados à pandemia de covid-19. O número de leitos complementares no país – destinados à assistência que exige características especiais como unidades de isolamento, isolamento reverso e unidades de terapia intensiva (UTI) ou semi-intensiva – totalizava 59,1 mil em janeiro de 2020, antes de o Brasil decretar a emergência sanitária.

Em julho de 2022, esse número havia saltado para 76,9 mil, mantendo-se estável desde então. Assim, na comparação com o período pré-pandêmico, o país conta com mais de 30% do total de leitos complementares.

O número de tomógrafos também aumentou na mesma proporção. Saiu de 2,3 por 100 mil habitantes em 2019 para 3 por 100 mil habitantes em 2023.

“Esse crescimento se deu em todas as unidades da federação. Mas se deu de forma heterogênea no território e manteve as desigualdades anteriores. Por exemplo, o Distrito Federal já tinha o maior indicador de tomógrafos por habitante e permaneceu como maior. Saltou de 4,6 para 7,2 por 100 mil habitantes”, analisa Clician.

Óbitos

No capítulo sobre saúde, a pesquisa reúne também dados sobre óbitos no país em 2023. Ao todo, foram 1,46 milhão, 8,4% a mais que os 1,35 milhão registrado em 2019, último ano antes da pandemia de covid-19. De acordo com o IBGE, esse crescimento sofre influência dos óbitos por câncer, que subiram 7,7% no período. Os tumores causaram 17% de todas as mortes do ano passado.

Além disso, ao longo de 2023, a covid-19 teria feito mais de 10 mil vítimas, incrementando assim os dados de mortes por doenças virais que, em 2019, haviam sido apenas 173. “Se declarou o fim da da pandemia, mas a covid-19 ainda deixa um saldo significativo de mortes que não ocorriam antes. Em 2019, não havia essa causa”, destaca Clician.

A pesquisa também apresentou dados segmentados por raça e gênero. Chama atenção que, na faixa até 44 anos, morreram 44,2 mil pretos ou pardos em 2023. O resultado é 2,7 vezes acima do número de óbitos de brancos (16,1 mil). Clician chama atenção para o alto número de mortes externas envolvendo jovens pretos ou pardos.

“Esses dados não foram desagregados nessa pesquisa. Mas se sabe que eles são as maiores vítimas relacionadas com mortes violentas. Entre os brancos, a principal causa de morte externa é acidente com automotores – motos e veículos de modo geral”, afirma Clician.

Outro dado destacado pela analista envolvem as mortes por doenças do coração. Na faixa etária entre 30 e 69 anos, esses óbitos somaram 31,2 mil entre homens brancos, número similar aos de câncer.

Já entre homens pretos ou pardos na mesma faixa etária, foram 40,6 mil mortes por doenças do coração, bem acima das 29,9 mil envolvendo tumores. Entre as mulheres, o mesmo se repete: em 2023, as doenças do coração levaram a óbito 18,4 mil brancas e 24,5 mil pretas ou pardas.

Agência Brasil

DANOU-SE: Vereador de Natal pede “prisão para os golpistas e pretensos assassinos que queriam a ditadura no Brasil”

FOTO: FRANCISCO DE ASSIS

O vereador de Natal Robério Paulino (PSOL) criticou a ditadura no Brasil e clamou por prisão para os militares que são investigados no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O grupo foi preso no mês passado, no Rio de Janeiro, na Operação Contragolpe, da Polícia Federal.

“O senhor Bolsonaro agora está pedindo anistia. Ele, junto a um grupo de militares, planejou não reconhecer o resultado das eleições, apagar o que foi decidido pelo povo e até mesmo assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o presidente do STF, Alexandre de Moraes. Assassinar aqueles de quem a gente discorda é coisa que ficou na Idade Média”, afirmou o vereador, que defendeu a investigação e a responsabilização de todos os envolvidos.

O vereador rejeitou a ideia de anistia, defendendo medidas legais contra os atos mencionados. “Não, anistia não. Prisão para todos eles. Prisão para os golpistas e para esses pretensos assassinos que desrespeitaram a vontade popular e tentaram implantar uma ditadura no Brasil. A ditadura já ficou para trás, em 1984, e não podemos permitir que ela volte”, disse. “Ditadura é obscurantismo, ditadura é uma noite, ditadura é o fim do direito de todos nós dizermos o que quisermos”, complementou.

Ditadura no Brasil

Durante discurso na sessão ordinária desta terça-feira 3, na Câmara Municipal de Natal, Robério Paulino ainda recordou vivências durante o período da ditadura militar no Brasil, ressaltando que houve restrições impostas à liberdade de expressão na época. “Eu vivi na ditadura no Brasil, fui estudante da antiga Escola Técnica Federal, hoje IFRN, e a gente tinha medo, não se podia falar nada”, pontuou.

E continuou: “Nós queremos um país de liberdade, um país que tenha não só eleições, mas que tenha democracia cotidiana, onde o povo possa participar através de canais sociais de discussão, de debate, de decisão. Isso que nós queremos, e não ditadura de um grupo de militares que manda e desmanda no país e que assassina seus oponentes políticos. Fui preso cinco vezes na ditadura militar e acabamos com ela com orgulho”.

Operação Contragolpe

No dia 19 de novembro, a Operação Contragolpe, da Polícia Federal, prendeu quatro militares e um agente da corporação por suspeita de planejar a execução de Lula, Alckmin e Alexandra de Moraes no fim de 2022, após a eleição para presidência da República.

A PF indiciou Bolsonaro e mais 36 pessoas por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O relatório da PF concluiu que o ex-presidente atuou de “forma direta e efetiva” nos atos executórios para tentar um golpe de Estado.

Com informações do Agora RN

Vice-presidente do Natal Convention Bureau, George Gosson sugere recuperar impostos não pagos

FOTO: REPRODUÇÃO

O vice-presidente do Natal Convention Bureau, George Gosson, sugeriu a recuperação dos impostos não pagos, em vez de aumentar os tributos para quem já cumpre suas obrigações como uma alternativa mais eficiente e justa para enfrentar o déficit fiscal do RN. Ele destacou a importância de focar na cobrança da dívida ativa do Estado, que atualmente soma cerca de R$ 10 bilhões.

“É mais justo cobrar quem não paga do que aumentar impostos para quem já cumpre suas obrigações”, afirmou, ao comentar a proposta de aumentar a arrecadação por meio de transações tributárias e securitização da dívida ativa. Segundo ele, apenas 30% dessa dívida já foi recuperada, o que representa cerca de R$ 3 bilhões, um valor consideravelmente superior ao que seria arrecadado com o aumento da alíquota de impostos.

George ressaltou a relevância das parcerias público-privadas (PPPs) para o desenvolvimento do turismo no RN e citou a PPP do Centro de Convenções de Natal como um exemplo de projeto que pode modernizar a gestão do equipamento, reduzir custos e atrair novos investimentos para o setor.

Ele lembrou que o turismo, especialmente o de eventos, tem um papel fundamental na economia do RN e precisa de um equilíbrio fiscal para prosperar. Ele destacou a importância da segurança pública para a manutenção do setor e elogiou os esforços da gestão estadual para garantir a segurança no Estado, vital para o fluxo de turistas. E alertou para os efeitos negativos que o aumento de impostos pode ter sobre a iniciativa privada.

Agora RN

Polícia prende suspeito de triplo homicídio durante briga de facções na Praia de Pipa

FOTO: DIVULGAÇÃO

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante suspeito de matar três pessoas na Praia de Pipa, Tibau do Sul, na terça-feira (3). As diligências tiveram início após denúncias anônimas informarem sobre homens baleados no centro de Pipa. Os policiais da 103ª DP foram até o local indicado, onde confirmaram a ocorrência e iniciaram buscas pelo autor do crime.

De acordo com as investigações, três homens foram assassinados pelo suspeito em decorrência de uma briga entre duas facções criminosas atuantes na região. Dois dos faccionados foram baleados durante o confronto e morreram no local, enquanto o integrante da facção rival foi ferido na cabeça e faleceu no hospital de Tibau do Sul.

Durante os trabalhos investigativos, um quarto homem foi identificado como o autor dos crimes. Em depoimento, ele confessou ter armado a emboscada a mando de sua facção, após julgamento no chamado “tribunal do crime”. Na ação policial, foram apreendidas duas armas de fogo: uma pistola calibre 9mm com 58 munições intactas e uma pistola calibre .380 com 17 munições intactas. Também foram recolhidos um aparelho celular e um veículo modelo Ônix.

O suspeito foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população e orienta que informações podem ser repassadas, de forma anônima, pelo Disque Denúncia 181.

“ICMS a 20% será desastroso para consumidor, empresas e arrecadação”, afirma Marcos Guedes

FOTO: JOSÉ ALDENIR

O economista Marcos Guedes afirmou que o aumento da alíquota do ICMS de 18% para 20% no RN terá consequências negativas tanto para os consumidores quanto para as empresas e a arrecadação estadual. Ele criticou a proposta do governo estadual, que justifica o aumento como uma medida para garantir o aumento dos salários dos servidores públicos, mas vê a elevação como um golpe para os bolsos dos potiguares.

“Esses dois pontos percentuais significam, na prática, um aumento de 11,18% no valor do imposto sobre os produtos, o que será sentido diretamente no preço final para o consumidor”, afirmou. E ressaltou que o ICMS no RN já é elevado, com 25% de imposto sobre a energia elétrica, 28% sobre as comunicações e até 27% sobre os combustíveis, um valor semelhante ao imposto cobrado sobre produtos de luxo, como uísques e joias.

Guedes também criticou a gestão financeira do governo, apontando que o aumento do ICMS vai prejudicar ainda mais os cidadãos que já enfrentam uma queda no poder de compra, devido ao aumento constante dos preços. E alertou que, caso o aumento seja aprovado pela Assembleia Legislativa, o impacto será triplo: consumidores; empresas, com a redução dos níveis de comercialização; e a própria arrecadação do RN, que perderá sua capacidade de gerar receita devido à diminuição da base contributiva.

Agora RN

CBTU Natal realiza exposição fotográfica em celebração aos 40 anos da companhia

FOTO: DIVULGAÇÃO

Para celebrar os 40 anos de existência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), está sendo realizada em Natal a Exposição Fotográfica Itinerante “CBTU 40 anos: Reduzindo Distâncias, Construindo Futuros”. A mostra é aberta ao público e revela algumas das faces que dão vida à trajetória da empresa: desde os dedicados empregados, cuja paixão e comprometimento são pilares dessa caminhada; até os usuários, que representam a verdadeira razão da existência da CBTU.

A exposição itinerante teve início dia 23 de outubro, no Congresso Nacional, em Brasília, onde está localizada a Administração Central da Companhia. Em seguida, passou pelas Superintendência de Maceió, Recife e João Pessoa.

A mostra fotográfica começou nesta quarta-feira (4) e vai até o dia 11 de dezembro, na Estação Natal, localizada no bairro da Ribeira.