SELO BLOG FM (4)

“ICMS a 20% será desastroso para consumidor, empresas e arrecadação”, afirma Marcos Guedes

FOTO: JOSÉ ALDENIR

O economista Marcos Guedes afirmou que o aumento da alíquota do ICMS de 18% para 20% no RN terá consequências negativas tanto para os consumidores quanto para as empresas e a arrecadação estadual. Ele criticou a proposta do governo estadual, que justifica o aumento como uma medida para garantir o aumento dos salários dos servidores públicos, mas vê a elevação como um golpe para os bolsos dos potiguares.

“Esses dois pontos percentuais significam, na prática, um aumento de 11,18% no valor do imposto sobre os produtos, o que será sentido diretamente no preço final para o consumidor”, afirmou. E ressaltou que o ICMS no RN já é elevado, com 25% de imposto sobre a energia elétrica, 28% sobre as comunicações e até 27% sobre os combustíveis, um valor semelhante ao imposto cobrado sobre produtos de luxo, como uísques e joias.

Guedes também criticou a gestão financeira do governo, apontando que o aumento do ICMS vai prejudicar ainda mais os cidadãos que já enfrentam uma queda no poder de compra, devido ao aumento constante dos preços. E alertou que, caso o aumento seja aprovado pela Assembleia Legislativa, o impacto será triplo: consumidores; empresas, com a redução dos níveis de comercialização; e a própria arrecadação do RN, que perderá sua capacidade de gerar receita devido à diminuição da base contributiva.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui