SELO BLOG FM (4)

Categoria: setembro 5, 2024

Governo do RN vai empossar 151 novos policiais civis este mês

FOTO: DIVULGAÇÃO

A governadora Fátima Bezerra dá posse aos 151 novos policiais civis — agentes, escrivães e delegados – no próximo 16 de setembro, remanescentes do concurso público realizado em 2021. Desde 2019, o Governo do Estado vem realizando promoções e nomeando novos servidores.

Em 2020, o edital do concurso público da Polícia Civil foi publicado e as provas foram realizadas em 2021. Na ocasião, 360 policiais foram nomeados. Já em 2024, um Curso de Formação do mesmo certame foi concluído e, inicialmente, 233 formados foram nomeados, totalizando quase 600 novos servidores.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a partir do ano de 2019, interrompeu uma série de treze anos sem que houvesse qualquer concurso para novos policiais civis, e na Polícia Militar, quase 15 anos sem concurso.

Desde 2019, primeiro ano da gestão da governadora Fátima Bezerra, o Governo do RN realizou nove concursos e mais de 3 mil agentes de segurança pública reforçam esse efetivo nas polícias Militar, Civil, Bombeiros, Polícia Penal e Instituto Técnico de Perícia.

Carnatal 2024 convida: Viver é agora

FOTO: DIVULGAÇÃO

A 33ª edição do Carnatal será lançada nesta quinta-feira (5), na Arena das Dunas, palco da festa, a partir das 20h, com coletiva de imprensa às 19h, na sala de imprensa. Este ano o evento acontece de 6 a 8 de dezembro, no largo da Arena das Dunas, e promete muitas novidades.

A maior micareta do planeta vem crescendo a cada ano em novo formato de festival com 12 horas de festa unindo momento micareta e shows na área interna da Arena das Dunas. E vem muito mais diversão este ano.

“Para 2024 o evento pretende uma maior interação com o público, a exemplo das ações desenvolvidas durante o pré-lançamento que colocou o Carnatal 2024 em evidência local e nacional pelas redes sociais”, explica Felinto Filho, diretor da Clap Entretenimento e do Carnatal, citando as ações: “ Viver Agora” com clientes do Natal Shopping passando suas experiências do viver agora, a Web Série “História para Contar” e a oportunidade 10 foliões conhecerem as novidades do Carnatal 2024 em primeira mão. “E dez foliões tiveram este privilégio e ficaram sabendo das novidades antes da galera”, revelou.

E é com muita alegria que celebramos o Carnatal 2024, o maior carnaval fora de época do planeta. Viver é Agora! Este é o conceito deste ano para que todos aproveitem o presente e viva intensamente cada momento do evento. “O Carnatal está convidando todo mundo, foliões, atrações, grandes marcas, instituições do setor do comércio, serviços, hotéis, a se envolverem ativamente promovendo um sentimento de comunidade e pertencimento. O Carnatal é, realmente, uma experiência imperdível”, disse Fred Queiroz, diretor da Clap Entretenimento e produtor do Carnatal.

ABADÁS

Portanto corra para garantir seu ingresso no Carnatal 2024 a partir desta quinta-feira (5), no site do Carnatal. E no lançamento cliente PicPay tem pré-venda exclusiva por 48h com 15% de desconto no Carnatal. ”Dia 5 de setembro as vendas serão iniciadas somente para quem é cliente do verdinho”, salientou Fred Queiroz.

O Carnatal acontece de 6 a 8 de dezembro, numa produção da Clap Entretenimento, Vybbe e RB Entretenimento.

Mais informações no Instagram do evento: @carnatal

Em entrevista na CBN Natal, Paulinho Freire destaca propostas para Zona Norte da cidade

FOTO: DIVULGAÇÃO

O deputado federal e candidato à prefeitura de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), defendeu, em entrevista na rádio CBN, na manhã desta quinta-feira (5), propostas para o desenvolvimento da cidade.

Paulinho Freire destacou o projeto “ZN pra Frente”, iniciativa que prevê um investimento de mais de 390 milhões de reais para a região. “Vamos fazer o saneamento integrado da Zona Norte, pavimentação e drenagem, construção de cinco lagoas de captação para acabar de vez com as inundações quando chove”.

Ele ressaltou também o projeto da Via Mangue, visando criar uma alternativa à Avenida Dr. João Medeiros Filho, interligando a ponte Newton Navarro e a Ponte Costa e Silva (Igapó), melhorando a infraestrutura viária e melhorando a qualidade de vida dos moradores da Zona Norte.

Entre outras propostas, Paulinho falou ainda sobre o bairro Planalto, na Zona Oeste da cidade. “Vamos ter um olhar especial para o Planalto, que vai ter um hospital municipal, onde foi feita uma praça muito grande e vamos dar a atenção que a região merece”, pontuou.

O candidato ainda defendeu que “Não vale a pena voltar para o passado” e que “Natal vai votar no melhor plano de governo, que é Paulinho, 44”, finalizou.

PM que fez festinha com travesti em motel é afastado: “Vem, amor”

FOTO: REPRODUÇÃO

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) decidiu afastar o PM fardado que foi filmado encostando viatura caracterizada dentro de motel junto com uma garota de programa. Um vídeo gravado por uma mulher trans, nas dependências do local, foi replicado em dezenas de grupos policiais no WhatsApp. O caso foi divulgado pela coluna Na Mira, do Metrópoles.

Em nota, a Corregedoria da PMDF informou que já identificou o policial militar mencionado no episódio. Medidas imediatas estão sendo adotadas, incluindo a devida repressão disciplinar e a instauração do procedimento criminal correspondente.

“A PMDF reafirma seu compromisso inabalável com a transparência, a disciplina e a aplicação rigorosa da lei, assegurando que todas as providências necessárias serão tomadas para preservar a integridade da corporação e a segurança da sociedade”, aponta o órgão.

O vídeo divulgado por uma mulher trans, no entanto, mostra duas viaturas, e a garota de programa dá a entender que havia dois PMs no motel. A corporação não informou se está investigando mais de um militar.

As imagens, que vêm circulando em grupos de WhatsApp integrados por policiais, expõe o militar. Nas imagens, a garota de programa aparece sacudindo a chave de uma suíte enquanto filma um PM em uma viatura caracterizada, já dentro do motel.

A mulher trans convida: “Vem, amor, quarto três!”. Em outro trecho do vídeo, ela fala que “a festinha é com dois”, enquanto, na legenda da postagem, diz: “Pode chamar o amigo também”.

Metrópoles

GSI e Escola da ALRN fazem Workshop sobre Atividade de Inteligência no Processo Decisório

FOTO: DIVULGAÇÃO

O Gabinete de Segurança Institucional (GSI), em parceria com a Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN), promove o workshop com o tema “A Importância da Atividade de Inteligência Estratégica no Processo Decisório”, no dia 16 de setembro de 2024, das 8h às 12h, no Plenário Cortez Pereira, localizado na sede do Poder Legislativo Estadual.

Voltado para servidores da ALRN, da Fundação Djalma Marinho e de entidades parceiras, o evento visa discutir a relevância da inteligência estratégica no âmbito da alta gestão e dos cargos de direção, ressaltando a função essencial no processo decisório e no fortalecimento da administração.

Dentro do seminário, as atividades prometem ser uma imersão essencial também para líderes, gestores e assessores que buscam e precisam entender o papel do usuário de inteligência não só na área da segurança, como também no setor público e na iniciativa privada, onde a aplicação estratégica da inteligência contribui para decisões mais assertivas e uma gestão mais eficiente.

Para conhecer e/ ou evidenciar as habilidades nesse processo, contaremos com três palestras de especialistas de renome no campo da inteligência estratégica:

Palestra 1: “A Importância da Atividade de Inteligência no Processo Decisório em Nível Estratégico” – Com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN (SESED/RN) – Cel. PM RR Francisco Canindé de Araújo Silva.

Palestra 2: “Inteligência e Assessoramento” – Com a Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN/RN) – Fernanda de Oliveira Müller.

Palestra 3: “O Papel do Usuário Estratégico na Atividade de Inteligência” – Com o Comandante do Policiamento Metropolitano da PMRN – Cel. QOPM Antônio Pessoa de Souza Júnior.

RN registra 2 mil mortes por insuficiência cardíaca

FOTO: ILUSTRAÇÃO

Em cinco anos, quase duas mil pessoas morreram no Rio Grande do Norte em virtude da Insuficiência Cardíaca, uma das principais doenças cardiovasculares que acometem a população. Ao todo, de 2019 a 2023, 1.889 óbitos foram registrados no Estado em virtude da doença, caracterizada pela dificuldade do coração em bombear o sangue adequadamente. É o que apontam os dados do Datasus, do Ministério da Saúde, com base no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

No comparativo a outros estados da região Nordeste, o Rio Grande do Norte ocupa o 2º lugar entre os estados com os menores totais de óbitos por insuficiência cardíaca nos últimos cinco anos, perdendo apenas para Sergipe (1.015). Liderando o ranking, por sua vez, estão Bahia (9.749), Ceará (6.338), Pernambuco (4.795) e Maranhão (4.153).

O médico cardiologista André Antonangelo, diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Cardiologia do Rio Grande do Norte (SBC/RN), esclarece que o dado do Estado pode ser considerado alto e aponta a necessidade da ampliação de trabalhos voltados à prevenção de problemas cardiovasculares na Atenção Primária à Saúde (APS) do SUS. Isso porque, explica, a insuficiência cardíaca surge como consequência de um evento anterior no coração, como o infarto e uma inflamação.

“Um infarto pode deixar uma sequela no músculo do coração, a ponto desse coração dilatar e levar a uma insuficiência cardíaca. Hipertensão e diabetes mal controlada, [também podem levar a essa condição]. Tem uma série de fatores ”, ressalta o especialista. Embora existam casos de pacientes que desenvolvem doenças cardiovasculares por uma predisposição genética, complementa, esses quadros são exceções e os fatores ambientais seguem liderando as causas desse tipo de doença.

Além da hipertensão e diabetes, estão entre os principais fatores de risco para doenças no coração, o colesterol elevado, tabagismo e estilo de vida não saudável. A população mais atingida, segundo André Antonangelo, são as que compõem a faixa-etária a partir dos 50 anos. Ele observa, no entanto, que tem se tornado comum casos em pessoas mais jovens em virtude de hábitos inadequados. “Hoje, a chegada de um paciente infartado com 36 anos/38 anos, no Pronto Socorro, já é considerada, entre aspas, normal”, ressalta.

Avanços

Na visão do médico cardiologista, é preciso que mais esforços sejam direcionados ao trabalho de prevenção das doenças cardiovasculares no sistema de saúde. Por outro lado, reconhece que há avanços responsáveis por reduzir as taxas de morte por insuficiência cardíaca nos últimos três anos, com destaque para o projeto Sprint. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sesap/RN), tem foco no cuidado e tratamento do infarto nas portas de urgência e emergência.

“O Governo do estado colocou, junto com uma empresa farmacêutica, uma medicação que trata o infarto, que desobstrui o vaso na grande maioria dos casos com uma injeção, uma medicação que é feita na veia. Quando eu trato esse infarto de forma precoce, diminui a sequela no músculo do coração”, esclarece o especialista.

Tratamento

Embora o ideal seja promover o tratamento de fatores de risco como a hipertensão, diabetes e obesidade, a fim de evitar o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, nem sempre essa realidade é possível. Quando um indivíduo tem um infarto, por exemplo, André Antonangelo observa que o tratamento é baseado em medicações e a mudança do estilo de vida.

“Apesar da gente estar vendo uma redução no número de casos [de insuficiência cardíaca], a diminuição é quando o paciente já teve a doença. O ideal seria trabalhar em cima da prevenção, da atenção primária: prevenindo que esse paciente fique hipertenso, se torne diabético e que o colesterol dele fique alto. Assim, evitaria que ele chegasse ao Pronto Socorro Infartado”, argumenta o cardiologista .

Neste mês, especialmente, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) está promovendo a Campanha Nacional do Setembro Vermelho com o propósito de alertar para a urgência na prevenção de doenças cardiovasculares. Durante todo o mês, monumentos e prédios, incluindo clínicas de cardiologia e sedes médicas no Rio Grande do Norte, ficarão iluminados de vermelho para simbolizar o alerta à população.

Tribuna do Norte

Polícia Civil prende família por tráfico de drogas em Mossoró

FOTO: DIVULGAÇÃO

Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) de Mossoró, com apoio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Divisão de Polícia Civil do Oeste (DIVIPOE), deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão e prenderam em flagrante três indivíduos da mesma família (pai, mãe e filho), pela prática do crime de tráfico de drogas. As prisões ocorreram em Mossoró, Região do Alto Oeste.

De acordo com as investigações, o trio mantinha um mercadinho no bairro Barroco, utilizado como fachada para o comércio ilegal de entorpecentes. A equipe da DENARC observou uma movimentação suspeita de usuários, que adquiriram pequenos objetos sem sequer entrar no estabelecimento. Durante as diligências, foram encontrados mais de dois quilos de maconha e cigarros contrabandeados enterrados no terreno em frente ao local.

Segundo a polícia, o pai, de 38 anos, seria o responsável por iniciar a atividade criminosa, aliciando o filho, de 18 anos, que já havia sido preso por tráfico ainda na adolescência. A mãe, também de 38 anos, passou a integrar o esquema familiar, atuando diretamente na comercialização de drogas. Todos foram autuados em flagrante e responderão pelo crime de tráfico de drogas.

Os suspeitos foram presos e conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permaneceram à disposição da Justiça.

Prefeitura de Parnamirim apresenta balanço da festa que teve recorde histórico de público

FOTO: DIVULGAÇÃO

A Prefeitura de Parnamirim apresentou nessa quarta-feira (04) um balanço com os principais números da Festa do Sabugo 2024, realizada no último fim-de-semana. Os indicadores mostram o sucesso da Festa, que bateu recorde histórico de público na noite de encerramento (sábado 31), reunindo quase 110 mil pessoas, num único dia, no Parque Aristófanes Fernandes.

A festa foi animada por grandes atrações nacionais e locais. Entre elas: Luan Santana, Raça Negra, Ferrugem, Mastruz com Leite, Limão com Mel, Seu Desejo e Forró Dobradiço.

Segurança

A segurança foi um dos pontos altos da festa. Com 500 agentes, a ação contou com efetivo da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal e Corpo de Bombeiros. O resultado foi um baixo índice de ocorrências durante os três dias do evento, com apenas 5 detenções e identificação de condução de tornozelados fora do horário de recolhimento. Comprovando a excelência do trabalho realizado.

A logística da segurança da festa contou com revista pessoal no portão de acesso e reconhecimento facial individual na entrada, por meio de câmaras do sistema da inteligência da Central de Operações.

O evento também contou com uma delegacia móvel e uma plataforma elevada de monitoramento, que proporcionaram uma visão ampla do espaço e contribuíram para a rápida resposta em situações de emergência.

Assistência social

Agentes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) atuaram com abordagem social e o Conselho Tutelar trabalhou para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes presentes. Ao longo dos três dias, seis adolescentes em situação de trabalho infantil foram identificados e encaminhados para a Rede de Proteção Social.

A ação resultou ainda em 62 orientações aos responsáveis por menores, 23 conscientizações sobre a venda não autorizada de bebidas alcoólicas e 30 ocorrências de menores fora da faixa permitida pelo alvará da festa.

Inclusão PCD

Pessoas com Deficiência também tiveram seu espaço garantido na Festa do Sabugo 2024. A Prefeitura de Parnamirim instalou uma área especial PCD, em frente ao palco principal, com capacidade para 60 PCDs e 60 acompanhantes, que esteve lotada todos os dias.

Saúde

Na área da saúde, a prefeitura montou um posto de atendimento médico, preparado para atender urgências e emergências. Durante o evento, foram realizados 108 atendimentos médicos, dos quais apenas oito pacientes precisaram ser encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Os demais casos foram resolvidos no local, assegurando a tranquilidade do público.

Limpeza e conectividade

A limpeza do espaço foi outro ponto positivo da festa. Um verdadeiro batalhão de agentes, garis e coletores de material reciclável atuou antes, durante e depois do evento, garantindo que o Parque Aristófanes Fernandes permanecesse limpo.

Foram recolhidas 7 toneladas de lixo, sendo 2,5 de recicláveis. A prefeitura atuou com 120 garis e 60 catadores cadastrados. A força-tarefa da Limpeza Urbana, equipada com coletes de identificação e Equipamentos de Proteção Individual, foi amplamente aprovada pelo público.

Tecnologia e wi-fi

Para melhorar a experiência dos participantes, a Prefeitura de Parnamirim instalou pontos de internet Wi-Fi gratuito em todo o local da festa, garantindo conectividade para todos.

Impacto econômico e social

Além do entretenimento e da preservação das tradições juninas, a Festa do Sabugo 2024 teve um impacto positivo na economia local. Mais de 200 comerciantes ambulantes, devidamente cadastrados, comemoraram a oportunidade de gerar renda extra durante o evento.

Liana Samara da Silva, de 25 anos, que mora em Passagem de Areia com o pai, a mãe e dois irmãos, expressou sua satisfação com as vendas realizadas durante a festa. “Estamos muito felizes, essa renda extra vai ajudar bastante em casa,” afirmou. A jovem destacou a importância da estrutura e organização do evento, que contribuiu para o sucesso das vendas e garantiu um fluxo constante de clientes.